LEI 5 - O ÁRBITRO (II)
11. Um elemento oficial não tem um comportamento responsável. Que atitude deverá ter o árbitro?
Expulsar esse elemento da área técnica e suas imediações, para além da vedação e relatar o facto no relatório de jogo.
12. Um árbitro assistente assinala que a bola atravessou completamente a linha lateral. Antes que o árbitro a tenha considerado fora, um jogador defensor dentro da área de grande penalidade agride um jogador atacante. Que atitude deve o árbitro tomar?
O jogador defensor deve ser expulso por conduta violenta, exibindo-lhe o cartão vermelho. O jogo deve ser recomeçado com um lançamento lateral, pois a bola estava fora quando a infracção ocorreu.
13. Como deve o árbitro actuar se durante o jogo se aperceber que uma das equipas está propositadamente a tentar perder o jogo. Deverá chamar a atenção da equipa em questão para o facto de que dará o jogo por terminado se continuarem a proceder dessa forma?
O árbitro não tem poderes para dar o jogo por terminado neste caso.
14. Com a bola em jogo, dois jogadores adversários cometem duas infracções simultâneas. Como deve agir o árbitro?
Deve interromper o jogo e, dependendo da infracção cometida, adverte, expulsa ou não toma qualquer medida disciplinar. O jogo deverá recomeçar com um lançamento de bola ao solo executado no local onde esta se encontrava quando jogo foi interrompido. *
15. Um espectador dá uma apitadela e um defensor, no interior da sua área de grande penalidade, agarra a bola com as mãos, supondo tratar-se do apito do árbitro. Como deve proceder o árbitro?
O árbitro deve considerar o som do apito como uma interferência externa no jogo, devendo interromper a partida e recomeçar com uma bola ao solo no local onde esta se encontrava no momento em que o jogo foi interrompido. *
NOTA:
Ao longo do texto, elaborado pela Liga de Clubes, é utilizado o seguinte símbolo:
* salvo as circunstâncias particulares da Lei 8