Yair Clavijo, defesa peruano de 18 anos que atuava pelas reservas do Sporting Cristal, faleceu neste domingo, vítima de uma paragem cardiorrespiratória. As reservas do Sporting Cristal jogavam contra o Real Garcilaso em jogo do torneio de Promoção e Reservas realizado em Cusco.

O jovem peruano caiu inanimado quando faltavam apenas cinco minutos para o final da partida. O jogador foi imediatamente assistido no relvado, mas a falta de material necessário para ajudar o jogador impediu os médicos de fazer o seu trabalho. «Na ambulância não havia desfibrilhador», disse o dirigente do Sporting Cristal, Gustavo Zevallos.

Foram várias as mensagens dirigidas ao jogador e à família através das redes sociais, entre elas da seleção nacional peruana: «Descansa em paz Yair Clavijo. As nossas sentidas condolências à sua família e aos seus companheiros no Sporting Cristal e nos sub-18.»

Também houve quem defendesse que este é um exemplo extremo de como o futebol em altitude pode ser prejudicial: a partida jogava-se a mais de 3000m. Roberto Ovelar, jogador paraguaio que atua no Peru transmitiu o seu descontentamento através das redes sociais: «Lamentável o sucedido com o jovem futebolista, oxalá com isto deixem de programar jogos ao meio-dia e em altitudes elevadas».

No vídeo podemos ver o jovem a ser assistido no relvado