«Este é o meu jogo.» Quem o diz é Cristiano Ronaldo, a cara do ProEvolutionSoccer2008 na Europa, a nova versão do simulador de futebol mais vendido em Portugal. O lançamento do novo simulador, organizado e distribuído para todo o país pela Ecofilmes, realizou-se quarta-feira pelas 17 horas, no Hattrick Café, em Lisboa. O evento contou com a presença de Miguel Veloso e Bruno Pereirinha, ambos do Sporting, de elementos da equipa de futsal do mesmo clube, e de Madjer, melhor jogador do mundo de futebol de praia, entre muitas outras figuras públicas do desporto, televisão, moda, etc.
Os dois jogadores do Sporting participaram, animados, em várias acções de promoção do jogo e revelaram-se mestres na hora de jogar. Pereirinha confessou que Miguel Veloso é o melhor nos estágios do Sporting e o seu à vontade com o comando na mão, deixa antever muitas horas em frente ao ecrã. «Tenho mais à vontade dentro de campo do que a jogar aqui, porque é o que eu sei fazer realmente bem», revelou Veloso, que jogou com o AC Milan. Pereirinha, com o Manchester United, venceu por 1-0: «É o jogo que faz com que nos estágios estejamos sempre em competição. Não fazemos torneios, jogamos num 'quem perde sai'.»
Ricardo Rocha, jogador do Tottenham, encontra-se a recuperar de uma lesão em Portugal e também se juntou ao evento. Ainda de muletas, o ex-Benfica jogou com Nélson, dos Anjos, frente à jovem dupla sportinguista e perdeu por duplo 3-0. «Eu já sabia que eles os dois eram craques», explicou. De referir que Ricardo Rocha esteve ao seu mais alto nível quando, num dos jogos, expulsou Rui Costa e Katsouranis em poucos minutos.
João Benedito, guarda-redes do Sporting e da Selecção Nacional de futsal, via os seus companheiros jogar e explicou ao Maisfutebol que os jogos não são com ele: «Sou a pior pessoa para falar disto. Não ligo muito a jogos, só vim cá experimentar.» Afastado dos pavilhões por lesão inguinal, Benedito está a ser integrado aos poucos no plantel e tem em vista o Campeonato da Europa que se realiza em Portugal. «Vou ver se me habituo à dor da pubalgia. A ver se consigo mas não sei se vou estar a 100 por cento para o Europeu», avisou. Por fim, Madjer, jogador de futebol de praia, revelou: «Se não fosse o PES nós não nos safávamos nos estágios.»

As novidades do PES2008
Os melhoramentos do novo PES incluem um novo sistema de inteligência artificial adaptável, o Teamvision, que aprende e se adapta ao estilo de jogo de cada indivíduo, as características dos defesas, guarda-redes e modo de passe, novas fintas, maior número de licenças de clubes e selecções e existência dos estádios dos três grandes.
Rui Videira, director de comunicação da Ecofilmes, era, no fim do evento, um anfitrião cansado mas contente. A saga PES é sinónimo de vendas e sucesso. O director da Ecofilmes diz que o PES6, antecessor do agora apresentado, ainda vende e muito: «Vendemos cerca de 150 mil unidades o que perfaz 6 milhões de euros. Há mais de 600 mil Playstation2 nos lares portugueses, o jogo para esta plataforma é o que vende mais e vai continuar a vender.» Estima-se que o novo PES2008 traga um lucro de 8 milhões de euros, pelo que se torna sem dúvida, no jogo mais vendido em Portugal. Videira chega a referir que mesmo como entretenimento, seja ele consumo de música, de cinema ou outros, «o PES é capaz de ser o produto que mais vende.»
A pirataria, sempre associada a este tipo de equipamentos, detém uma importante fatia do mercado que, segundo Rui Videira, tende a diminuir. «Há alguns anos atrás, havia cerca de 60 a 80 por cento de pirataria. É algo que, claro, nos é prejudicial mas hoje em dia há um maior controlo e isso só nos pode ser favorável», explica.