Michael Phelps está reformado. Um dia depois de vencer a 22º medalha olímpica, o nadador norte-americano acordou à mesma hora de sempre: 6 da manhã. Uma rotina que quer esquecer, agora que, com 27 anos, está aposentado. «Nadar só se for no mar, para aproveitar a praia», confessou.

Antes de uma conferência de imprensa marcada pelo patrocinador, Phelps passeou por Londres. Depois, lá chegou ao local destinado para falar aos jornalistas, aos quais revelou ter acordado bem cedo. «Estou aliviado, mas gostaria de ter dormido um pouco mais», disse.

«Tenho feito isso há 20 anos, mas espero ter uma nova rotina e não ter de acordar mais às 6 horas», riu o norte-americano, que esclareceu que pretende «viajar pelo mundo» divertir-se. «Estou ansioso para entrar na próxima fase da minha vida, este é o primeiro dia do resto da minha vida», declarou.

Michael Phelps tem o futuro em aberto e não faz grandes planos. «Quem sabe vai acontecer, eu quero ir de férias, mas não sei para onde, só não quero ir para a água, porque passei muito tempo nela», admitiu.

«Se tiver de nadar, vai ser no mar, para aproveitar a praia», atirou o nadador. «Por enquanto, estou só a viver o sonho e divertindo-me, sempre disse que queria ser o primeiro e tenho orgulho disso», afirmou.

«Sou uma pessoa competitiva e tenho certeza de que vou poder achar coisas que vão me motivar, como ser um golfista melhor», atirou, para concluir que quer continuar no desporto, mas do lado de fora, como espectador. «Quero ir assistir aos Jogos no Brasil», rematou.