Michael Phelps pediu desculpas pela fotografia em que aparece a fumar um cachimbo de marijuana. A imagem foi publicada pelo jornal britânico «News of the World» e o jogador reagiu, para admitir que o seu comportamento foi «inapropriado».
«Tive um comportamento que foi lamentável e demonstrei má capacidade de avaliação. Tenho 23 anos e, apesar de todo o sucesso que tive na piscina, agi de forma imatura e inapropriada, não do modo que as pessoas esperam. Por isso, peço desculpas. Prometo aos fãs e ao público que não volta a acontecer», afirmou o recordista olímpico, num comunicado divulgado pela sua agência de marketing.
Segundo o «News of the World», a foto foi tirada em Novembro, numa festa na Universidade da Carolina do Sul, quando Phelps se encontrava a meio de um período de quatro meses de paragem da competição, depois de ter feito história em Pequim 2008 com a conquista de oito medalhas de ouro.
O Comité Olímpico norte-americano também já lamentou o sucedido, mostrando-se «desiludido» com Phelps. E se a situação não vai acarretar consequências desportivas, porque a cannabis não é considerada uma substância proibida fora de competição. Mas em termos de imagem e de patrocinadores a situação pode ser diferente. Para já, Phelps era esperado este domingo na Florida para várias actividades promocionais à margem do Super Bowl, mas mudou de planos.