A FIGURA: Pizzi

O homem das assistências nesta equipa do Benfica provou neste domingo outro sabor: recebeu duas de Rafa no segundo e quarto golos, em que só teve de encostar. Mas jogo do Benfica sem Pizzi a assistir é raro acontecer, e, antes de marcar, o transmontano já tinha contribuído com um passe para Rafa inaugurar o marcador. Poderia ser uma noite mais perfeita, porque o hat-trick esteve próximo, aos 63, num remate prensado já sem Renan na baliza... em nova assistência de Rafa!

O MOMENTO: 2-0 de Pizzi e o início da autodestruição leonina

Pizzi marca o segundo do Benfica e o Sporting (praticamente) saiu de cena. Erro de Mathieu que tentou driblar Rafa na área, perdendo a bola, com o extremo do Benfica a oferecer o golo a Pizzi. Um golo que desorientou a equipa de Keizer, desorganizando-a defensivamente até à goleada.

OUTROS DESTAQUES

Rafa: abriu caminho à goleada num remate cruzado perto do final da primeira-parte, mas destacou-se sobretudo nas assistências para os dois golos de Pizzi e para as arrancadas que empreendeu: sempre que acelerava deixava dois ou três adversários pelo caminho. Tal como Pizzi, o outro extremo dos encarnados, não esteve preso ao corredor, fletindo muitas vezes para o meio. 

Florentino: sem se dar por ele, o médio defensivo do Benfica está em todo o lado. Com uma impressionante leitura de jogo, Florentino adivinha com facilidade os caminhos da bola, permitindo-lhe muitos roubos, anulando as tentativas de saída do Sporting.

Grimaldo: a defender sentiu dificuldades em travar Raphinha mas foi de uma utilidade extrema no ataque, ajudando a desequilibrar na esquerda.  Irrepreensível livre direto que apontou, dando o 3-0 ao Benfica, num remate bem puxado ao poste esquerdo, que Renan ainda tentou evitar. Na primeira parte já tinha tentado da mesma forma, mas o guarda-redes do Sporting defendeu.

Raúl de Tomás: depois de uma primeira parte apagada e a jogar nas costas de Seferovic, andou a perceber onde movimentar-se entre os três centrais leoninos, o espanhol soltou-se depois do intervalo: aos 52 fez o primeiro remate à baliza, em rotação, mas a bola passou ao lado poste esquerdo. Três minutos depois voltou a visar o alvo de fora da área com a bola a prensar na defesa leonina e a chegar às mãos de Renan. Aos 61 minutos roubou de bola a Coates, serviu Rafa que com Pizzi falharam soberana oportunidade para marcar. Ainda isolou Seferovic aos 67m, mas o suíço falhou.  

Seferovic: o perdulário da noite na equipa encarnada. Aos 16m fez o primeiro remate do Benfica em zona privilegiada, com corte de Thierry Correia para canto e na segunda-metade falhou na cara de Renan por duas vezes mas perdeu o duelo. O quinto golo do Benfica também surge de uma perdida sua perante Renan, mas o suíço, em esforço e na luta com o guarda-redes, ainda se esticou para oferecer o golo a Chiquinho.