Uma viagem por Inglaterra com partida no Porto.  O itinerário de sugestões deste Plateia n.º 6 tem como ponto de partida Bobby Robson.

O magnífico documentário «More than a Manager», que recorda a carreira e a vida do técnico inglês, falecido em 2009, está disponível ao público português e merece bem a pena ser visto.

A troca do FC Porto pelo Barcelona, numa altura difícil da vida de Robson, dá o mote para uma narrativa cativante, que mostra o lado humano do treinador e que conta com ilustres participações.

Continuando em Inglaterra e mantendo à Invicta, segue-se um cântico do Dragão adotado por Anfield: «Allez, Allez, Allez», que faz sucesso na mítica Kop e nos bares de Liverpool, foi criada a partir de «A Ganhar ou a Perder». Mas tudo nasceu de um sucesso italiano da década de 1980.  

Fique com as sugestões para ver, ouvir e ler futebol.

--

VER: «Bobby Robson – More than a Manager»

Género: documentário

Realização: Gabriel Clarke e Torquil Jones

País: Reino Unido

Duração: 104 minutos

O documentário escrito por Gabriel Clarke começa com a aventura no Barcelona, no verão de 1995: depois de se sagrar bicampeão nacional pelo FC Porto, Sir Robson chega à cidade condal com o pesado fardo de substituir o lendário Johan Cruijff naquele que é «mais do que um clube».

Nesse período, o técnico inglês vive um drama humano, lutando contra um cancro. Esse é o ponto de partida para uma narrativa intimista sobre um homem que, tal como o título sublinha, é bem mais do que um treinador de futebol. O documentário recua até aos primeiros tempos de treinador no Ipswich, foca a passagem como selecionador inglês (nos Mundiais de 1986 e 1990), e aquele lendário duelo frente à Argentina de Maradona no Estádio Azteca, e termina com o regresso a casa de Bobby Robson, que dedicou o final da sua carreira a tentar recuperar o seu Newcastle. O pouco destaque dado à passagem de Bobby Robson por Portugal (FC Porto e Sporting) e também pela Holanda (PSV Eindhoven), momentos importantes da sua carreira, é o único senão neste que é um dos mais bem conseguidos documentários dos últimos tempos.

José Mourinho, Pep Guardiola, Alex Ferguson, mas também Ronaldo, Gary Lineker, Alan Shearer e Paul Gascoigne, com quem Robson manteve uma relação especial até ao fim, são os ilustres participantes que valorizam ainda mais a narrativa com o seu testemunho.

O filme foi lançado no Reino Unido em junho do ano passado, mas desde há um mês está disponível em Portugal através da plataforma Netflix.

--

OUVIR: «Allez, Allez, Allez»

Autores: Jamie Webster

Género: cântico / pop

País: Reino Unido

Duração: 5:05 minutos

We've conquered all of Europe

We're never going to stop

From Paris Down To Turkey

We've got to win a lot

But Bob Paisley and Bill Shankly

The fields of Anfield Road

We are loyal supporters

And we've come from Liverpool

Allez, Allez, Allez!

Allez, Allez, Allez!

Para os adeptos do Liverpool a eliminatória dos oitavos de final da Liga dos Campeões, na época passada, foi de boa memória. Para além de eliminarem o FC Porto, os Reds levaram do Dragão um cântico que se tornou um sucesso em Anfield Road.

«Visto de azul e branco, desde o dia em que nasci…», entoam os dragões no seu estádio e um pouco por toda a Europa. E a verdade é que «A Ganhar ou a Perder» entrou no ouvido dos fãs da cidade dos Beatles, que no regresso a Liverpool adaptaram a letra de modo a fazer jus às conquistas do seu clube. Se o ritmo já é apelativo, as referências aos lendários Paisley e Shankly, bem como às finais de Paris e Istambul – duas das cinco Taças/Ligas dos Campeões conquistadas – ajudaram o tema a singrar.

A verdade é que «Allez, Allez, Allez» é uma versão tal como o é «A Ganhar ou a Perder». Aliás, dos clubes italianos o cântico foi espalhando por toda a Europa. A origem desta melodia é Itália e é preciso recuar mais de três décadas para a encontrar. Mais precisamente até 1985, quando o duo Righeira lançou o tema «L’Estate Sta Finendo», o que pode ser traduzido como «O Verão está a Acabar».

Atuação de Jamie Webster no Boss Night, em Liverpool:

A canção passou das pistas de dança para os estádios e desde o ano passado voltou para os palcos, através de Jamie Webster, cantautor e adepto do Liverpool que adaptou o cântico para uma versão acústica em estilo pop.

O êxito valeu muitos downloads nas plataformas de música online e proporcionou um momento inesquecível: como numa atuação ao vivo em que Jamie Webster foi surpreendido com uma participação especial: Jurgen Klopp irrompeu pela plateia para cantar o tema que os adeptos do Liverpool resgataram daquela eliminatória no Dragão.

Jürgen Klopp surpreende Jamie Webster e aparece para cantar «Allez, Allez, Allez»:

--

«PLATEIA» é um espaço quinzenal de sugestões culturais sobre futebol do jornalista Sérgio Pires. Pode enviar as suas através do e-mail smpires@mediacapital.pt