Chegou o dia! O FC Porto vai voltar a Anfield, onde esta terça-feira defrontará o Liverpool na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.

«Plateia» entra, esta semana, em modo Champions e explora o lado musical do clube da cidade dos Beatles – que, diga-se, não eram propriamente fãs dos Reds.

Sugerimos uma mão cheia de temas para lá de You’ll Never Walk Alone.

Muito e bem já se escreveu (também aqui no Maisfutebol) sobre este clássico escrito por Rodgers e Hammerstein popularizado por Gerry and the Pacemakers.

Para lá do hino entoado na Kop, que ecoa também pela voz dos adeptos de Borussia Dortmund ou Celtic Glasgow, há um punhado de temas que têm nos tempos mais recentes têm aquecido as gargantas dos fãs do emblema de Merseyside.

Selecionámos cinco versões de canções pop que fazem parte da playlist das bancadas de Anfield.

Vale a pena ouvir, antes de o FC Porto entrar em campo para tentar tombar o gigante inglês. Os campeões nacionais bem podem descontrair e entrar no ritmo, sem se deixarem ir em cantigas.

--

«The Egyptian King»

Original: «Sit Down», James

Versão adaptada: Marc Kenny

Género: Pop

Duração: 3:20 minutos

«Mo Salah a correr pelo flanco abaixo…»

Este cântico de Anfield ganhou uma nova vida com os versos escritos por Marc Kenny, músico da cidade, que fez uma versão com princípio, meio e fim dedicada ao «Egyptian King», que chegou de Roma na época passada e não tardou em tornar-se rei e senhor em Liverpool.

O tema original que serve de raiz a esta adaptação é, como é fácil de perceber, é «Sit Down», uma das canções mais cantadas pelos fãs dos James, banda da vizinha cidade de Manchester bem conhecida pelo público português.

--

«Van Dijk Song»

Original: «Dirty Old Town», The Pogues

Versão adaptada: Jamie Webster

Género: Rock

Duração: 3:05 minutos

Defesa mais caro do futebol mundial, Virgil van Dijk não demorou a impor-se em Anfield e a tornar-se num esteio da equipa de Jurgen Klopp. O internacional holandês, que curiosamente fez a antevisão do jogo frente ao FC Porto ao lado do técnico alemão, já fez por merecer a homenagem musical dos adeptos.

O tema folk «Dirty Old Town» da banda londrina The Pogues serviu de mote a esta versão mais rock, aqui interpretada por Jamie Webster, neste vídeo com a participação especial da uma antiga glória do Liverpool Jamie Carragher... E já agora também de um intruso que aparece no palco em cuecas.

--

--

«We've Got Salah»

Original: «Sugar, Honey, Honey», The Archies

Versão adaptada: Kevin Murphy

Género: Pop

Duração: 2:38 minutos

Kevin Murphy, o autointitulado maior fã de Liverpool na cidade irlandesa de Cork, gravou no seu quarto uma versão do saudoso «Sugar, Honey, Honey», tema de 1969 da banda The Archies, e acabou por tornar-se um fenómeno na internet.

Só o vídeoclip aqui exibido já tem mais de 11 milhões de visualizações, a versão animada tem quase 8 milhões.

A saída de Coutinho para o Barcelona, a meio da época passada, é o pretexto para este desabafo colorido e sem lamentos. Afinal, eles têm «Salah, Mané e Bobby Firmino…»

--

«Allez, Allez, Allez»

Original: «L'Estate sta Finendo», Righeira

Versão adaptada: Jamie Webster

Género: Pop

Duração: 5:05 minutos

Já fizemos referência a este tema na Plateia n.º6, mas em semana de Liverpool-FC Porto não há como não recordar este tema que os adeptos dos Reds ouviram na época passada nas bancadas do Dragão e levaram para Anfield.

«A Ganhar ou a Perder» transformou-se em «Allez, Allez, Allez», o cântico europeu sobre as conquistas do Liverpool, com referências Paisley e Shankly ou às finais de Paris e Istambul – duas das cinco Taças/Ligas dos Campeões conquistadas.

No entanto, o tema original remonta aos anos 80 e ao sucesso de verão «L'Estate sta Finiendo» do duo italiano Righeira.

--

«Mané, Mané, Mané»

Original: «Money, Money, Money», ABBA

Versão adaptada: Jim Daly

Género: Pop

Duração: 3:42 minutos

Terminamos em modo paródia. E com uma criação do comediante britânico Jim Daly, autor de outras adaptações de letras sobre o futebol inglês.

Nesta bem recente, lançada há um mês, Daly pega no popular tema dos ABBA «Money, Money, Money», de 1976, e transforma-o em «Mané, Mané, Mané».

Uma espécie de ode a Sadio Mané, extremo senegalês de má memória para o FC Porto: ou não tivesse feito ele um hat-trick na primeira mão da eliminatória do ano passado.