David Lammy é Membro do Parlamento (MP) eleito pelo círculo eleitoral de Tottenham e, nessa medida, está contra a ideia do clube com o mesmo nome mudar-se de White Hart Lane para o estádio Olímpico, que está a ser construído para os Jogos de 2012. Mais, o político ameaça mesmo entrar na Justiça, com o argumento de que se o clube ganhar a corrida ao recinto, tem de mudar nome. Stratford Hotspurs, soa bem?

Escreve o «The Guardian» que Lammy procurou conselho jurídico junto a peritos em propriedade intelectual, de modo a intentar uma acção que proíba os Spurs de se chamarem Tottenham, se se mudarem da zona em que estão, no momento.

«O Tottenham Hotpsurs foi fundado por um punhado de jovens da igreja de All Hallows, em Tottenham, há 120 anos», lembra o MP. «Assim, no caso de os actuais donos mudarem a equipa para Stratford, um novo clube vai emergir, numa situação idêntica ao que aconteceu com o MK Dons e o AFC Wimbledon [ ndr: antiga designação]», disse David Lammy.

«Eu trabalho com qualquer nova equipa que apareça, a nível local, para garantir que ficamos com o nome Tottenham», acrescentou o político do partido Trabalhador. «Eles [Spurs] têm de ter um novo nome se mudarem de localização, porque eu vou proteger os interesses das pessoas de Tottenham, para que não tenhamos um clube, noutro lado de Londres, que se chame Tottenham Hotspur, porque isso não reflecte os interesses da comunidade local, tal e qual como eles são hoje», sublinhou Lammy.

O mesmo jornal consultou um dos especialistas a quem o político pediu conselho. O advogado admitiu que «qualquer pessoa pode contestar o registo da marca e dizer que é enganosa ou ilusória».

O Tottenham pretende convencer os adeptos de que a mudança para o Olímpico de Londres será benéfica, uma vez que os custos da «transferência» são bem inferiores à construção de um novo estádio no mesmo local de White Hart Lane.

O West Ham é o principal concorrente do Tottenham ao recinto olímpico. As propostas de cada um terão de ser entregues até dia 21 e a decisão final será conhecida em Março.