Siga o Portugal-Arménia EM DIRETO no Maisfutebol, às 19h45

O primeiro jogo da «era Fernando Santos» à frente da seleção portuguesa em casa já tem os pouco mais de 20 mil lugares do Estádio Algarve esgotados. O jogo frente à Arménia é daqueles considerados como «obrigatório para ganhar» e o selecionador português colocou como mote o ataque que é preciso fazer à baliza adversária para conquistar três pontos muito importantes nesta altura da fase de qualificação para o Euro 2016.

Em jornada em que a Albânia joga frente à França (no tal confronto do grupo que não vale pontos), Portugal pode, pelo menos, chegar ao segundo lugar do Grupo I após o jogo desta sexta-feira. Em caso de vitória, a seleção nacional ultrapassa a albanesa. E ficará a ver o que se passa num também importante para as suas contas Sérvia-Dinamarca – o primeiro jogo que os sérvios vão jogar à porta fechada depois da sanção imposta pela UEFA na sequência do jogo com a Albânia.

Assim, se Portugal ganhar, só uma vitória da Dinamarca manterá a seleção nórdica no primeiro lugar da classificação. Com apenas um ponto em dois jogos contabilizados, os sérvios precisam também de somar mais pontos. E, caso ganhem ou empatem, deixam caminho livre para que uma vitória lusa coloque Portugal isolado no topo.

No topo isolado dos melhores marcadores de sempre em fases de qualificação e fases finais (no seu conjunto) de Campeonatos da Europa pode também passar estar Cristiano Ronaldo. O capitão de Portugal divide o primeiro lugar dos goleadores em qualificações e Euros com o dinamarquês Jon Dahl Tomasson: 22 golos é a marca cada um. O segundo lugar dos melhores marcadores é ocupado com 21 golos por Jan Koller, Hakan Sukur e Robbie Keane (estando o irlandês também ainda em atividade e jogando também nesta sexta). No terceiro lugar dos goleadores está Davor Suker: 20 golos.

O MOMENTO

Portugal

A estreia absoluta de Fernando Santos com a seleção portuguesa foi uma derrota em França. Mas o primeiro jogo a contar foi uma vitória na Dinamarca e o somar dos três pontos em casa de um dos principais adversários (se não o principal) desta fase de qualificação. O desaire no jogo com a Albânia está prestes a ficar ultrapassado de vez se nesta ocasião não se perder pontos com um oponente menos cotado. E o espírito desta equipa é o de dar uma renovação ao apuramento, como referiu Tiago, um dos regressados a esta nova fase pelas mãos de Fernando Santos.

Arménia

A seleção comandada pelo suíço Bernard Challandes está no último lugar deste grupo I com dois jogos já feitos e apenas um ponto conseguido. Mas é unânime a consideração de que a Arménia podia ter conseguido resultado(s) bastante melhore(s) quer contra a Sérvia quer contra a Dinamarca. A equipa que gira à volta a estrela (do B. Dortmund) Mkhitaryan esteve a ganhar os dois jogos e voltará a apostar na solidez defensiva, com uma linha de cinco jogadores.

DISCURSO DIRETO

Fernando Santos: «Se me perguntarem se a estratégia vai ser diferente do que foi com a Dinamarca, aí sim, definitivamente vai ser diferente. Espero ter sempre dois ou tr~es homens na área. Só com um não vamos lá de certeza.» «Queremos muito estar em França, para isso temos de ganhar, temos de ser uma equipa extremamente solidária, temos de ser pacientes, sem entrar naquele ritmo do deixar andar, temos de ser rigorosos e ser uma equipa equilibrada»

«Queria ver a seleção em 3x3x4: três gajos na área e um gajo a cruzar»

Berbard Challandes: «O jogo começa 0-0 e o empate já era bom. Não me importava que acabasse assim, mas Portugal é favorito Sei o que valemos e o que vale Portugal. Neste momento, é muito difícil vencer Portugal, que é uma equipa forte, com jogadores muito experientes. É uma equipa muito ofensiva e não tem só Ronaldo no ataque. Tem também Nani, Postiga e Vieirinha. Ofensivamente, tem individualidades muito fortes. É uma das melhores equipas da Europa.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Portugal defrontou a Arménia quatro vezes divididas por duas fases de qualificação. No apuramento para o Mundial 1998, a seleção portuguesa venceu 3-1 em casa e empatou sem golos fora. Na qualificação para o Euro 2008, Portugal voltou a ganhar no seu terreno (1-0) e a empatar (1-1) na Arménia. A seleção nacional registou duas vitórias e dois empates com a equipa arménia tendo um saldo positivo de 5-2 em golos.

Onze provável de Portugal:



Outros convocados: Beto, Anthony Lopes, Cédric, Bruno Alves, José Fonte, Raphaël Guerreiro, Adrien, André Gomes, João Mário, William, Vieirinha, Quaresma e Hélder Postiga.

Onze provável da Arménia:



Outros convocados: Kasparov, Beglaryan, Hayrapetyan, Hambartsumyan, Voskanyan, Ghazaryan, Mkrtchyan, Hovsepyan, Simonyan, Voskanyan, Manucharyan, Aslanyan-Mamedov, Manoyan, Sarkisov e Karapetian.