O jogo com a Noruega vai ser aproveitado pela Federação Portuguesa de Futebol para homenagear a equipa de juniores que, há 50 anos, venceu o Torneio Internacional da UEFA, prova antecessora do Campeonato da Europa. Foi precisamente no Estádio da Luz, palco do jogo de 4 de Junho, que se festejou a primeira conquista das selecções nacionais.

David Sequerra foi o seleccionador responsável por esse inédito momento de glória, mas ainda hoje não esquece o contributo de José Maria Pedroto, que assumia as funções de treinador. «Foi a primeira actuação dele ao nível do futebol cimeiro. Foi muito importante para a vitória, num ano difícil, pois tinha acabado de eclodir a guerra colonial», explicou.

O título de 1961 foi conquistado frente à Polónia, com uma goleada por 4-0. Serafim foi o herói da final, ao apontar todos os golos, mas é também o único jogador desse grupo que já faleceu, algo que David Sequerra lembrou com tristeza. Ainda assim o antigo seleccionador de juniores não vê a hora de recordar alguns ex-«pupilos», e está convicto de que vai ter um dia muito feliz, algo que também desejou a Paulo Bento.