Rui Machado foi eliminado na primeira ronda do Portugal Open com uma derrota diante do romeno Victor Hanescu pelos parciais de 6-4 e 6-4. O tenista português ainda ofereceu boa réplica, sobretudo no segundo «set» em que chegou a estar em vantagem, mas acabou por acusar o desgaste que acumulou nos três jogos que fez para chegar ao quadro principal.

Foi a terceira derrota de Rui Machado diante do experiente tenista romeno de 31 anos, depois de já ter perdido na edição do Estoril Open de 2011 e, na temporada passada, em Barcelona. Esta terça-feira, o romeno ganhou vantagem no primeiro «set» fazendo valer o seu forte serviço. Rui Machado teve oportunidades para virar o jogo, particularmente em cinco «break points» que não conseguiu aproveitar.

Rui Machado reagiu muito bem no segundo jogo e chegou a estar em vantagem (4-3), mas já não teve forças para levar o jogo para um terceiro «set». No total dos dois jogos, o tenista algarvio contou com dez «break points», mas só conseguiu rentabilizar um. Talvez tenha estado aqui a chave do jogo.

O Portugal Open fica, agora reduzido, a apenas um representante português: Gastão Elias joga ainda esta tarde frente ao argentino Horacio Zeballos.