No Euro 2012, Portugal vai defrontar três seleções que estão no Top 10 do ranking FIFA. Aliás, o Grupo B do Europeu da Polónia e Ucrânia é o único que contempla quatro equipas nos dez primeiros lugares da lista, com a seleção portuguesa no último posto. Nos últimos seis anos, o registo de Portugal frente a equipas do Top 10 do ranking mostra apenas três vitórias. E só uma delas em jogos de competição oficial.
A 25 de junho de 2006, na caminhada para o quarto lugar no Mundial germânico, Portugal derrotou a Holanda, numa partida que ficou conhecida como a «Batalha de Nuremberga. Então treinada por Luiz Felipe Scolari, a seleção passou a Laranja Mecânica com um golo de Maniche. Portugal atingia, provavelmente, o auge como equipa, depois do vice-campeonato no Euro 2004.
Desde Nuremberga para cá, a seleção fez 71 jogos: ganhou 35, perdeu 15. Obviamente, empatou 21. O registo é positivo. Mas um olhar atento mostra um dado que não deixa de ser preocupante. A seguir ao Mundial 2006, a seleção nacional fez 22 jogos com equipas do Top 20. Venceu seis, empatou cinco. Somou 11 derrotas!
Ora, com um saldo claramente negativo, olha-se para a lista de partidas e encontra-se novo dado. Portugal apenas venceu três adversários do Top 10 desde 2006: um particular com o Brasil, em 2007, em Wembley (2-0, golos de Simão e Ricardo Carvalho); a vitória sobre a Rep. Checa, na estreia no Euro 2008 (3-1); o triunfo sobre a campeã europeia e mundial Espanha, na Luz, já em 2010, por 4-0.
A meio deste período, precisamente em julho de 2009, Portugal caiu para o pior lugar da última meia dúzia de anos: naquele mês, a seleção foi 17ª no ranking FIFA. Também é verdade que em abril de 2010, a seleção portuguesa ocupava o terceiro lugar, o melhor de sempre, e que, antes do Euro 2004, Scolari tinha a equipa colocada no 22º lugar da lista da FIFA, antes de arrancar para até à final.
Ainda assim, não há muita volta a dar. No Europeu da Polónia e Ucrânia, a seleção tem de inverter a tendência recente dos últimos encontros com as principais equipas do mundo.