O selecionador nacional de Portugal, Fernando Santos, convocou 26 jogadores para as duas últimas jornadas de qualificação para o Mundial 2022, ante a República da Irlanda e a Sérvia.

Numa lista ligeiramente mais alargada face ao habitual, destaca-se o regresso de João Félix, do Atlético de Madrid, aos eleitos, mas também de Renato Sanches.

Em relação à última convocatória, nota para as ausências de Raphael Guerreiro e Gonçalo Guedes. Domingos Duarte, que tinha sido dispensado já após a convocatória para o Qatar e Luxemburgo, também não figura nas opções mais recentes.

Sobre o número de jogadores escalados, Fernando Santos explicou por que razão foram 26 e não menos. «Tem a ver com vários factores que temos de ponderar. A questão dos amarelos [n.d.r.: jogadores em risco de falharem a Sérvia por castigo], obviamente. Vinte e seis é um número de jogadores que normalmente não utilizo em termos de convocatória, que são 24 ou 25», disse, referindo depois que outro motivo tem a ver com o eventual desgaste acumulado de alguns jogadores e a gestão do mesmo de um para outro jogo.

Portugal visita a República da Irlanda na próxima quinta-feira, dia 11, às 19h45, encerrando o grupo da qualificação europeia em casa, ante a Sérvia, dia 14 (domingo), às 19h45.

A Sérvia lidera o grupo A com 17 pontos, mais um do que Portugal, segundo com 16 pontos e menos um jogo. Já sem hipóteses de apuramento estão Luxemburgo, República da Irlanda e Azerbaijão.

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes:
Anthony Lopes, Diogo Costa, Rui Patrício.
Defesas: Diogo Dalot, João Cancelo, Nélson Semedo, Danilo Pereira, José Fonte, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes.
Médios: João Palhinha, Rúben Neves, William Carvalho, Bruno Fernandes, João Mário, João Moutinho, Matheus Nunes, Renato Sanches.
Avançados: Bernardo Silva, André Silva, Cristiano Ronaldo, Diogo Jota, João Félix, Rafael Leão, Rafa Silva.

(artigo atualizado)