Com o mês de maio a caminhar para o final, a Associação das Ligas Europeias decidiu fazer um ponto de situação sobre os efeitos da pandemia de covid-19 na calendarização do futebol no velho continente.

Dos trinta membros desta associação, apenas a Alemanha já retomou a competição, no passado fim de semana, mas até final do mês está previsto que a bola volte a rolar também na República Checa (dia 25), Dinamarca (28), Israel (30), Lituânia (30), Polónia (29) ou Sérvia (30). 

Isto até final do mês, pois Áustria (2 de junho), Noruega (16), Rússia (21) e Turquia (12) têm início marcado para junho. Tal como Portugal, de resto, com pontapé de saída marcado para 4 de junho.

Quer isto dizer que há doze ligas já com datas definidas, embora dependentes, naturalmente, da evolução da pandemia.

Bélgica, França, Holanda e Escócia decidiram, por outro lado, dar como terminados os respetivos campeonatos principais.

Existem ainda 14 Ligas que aguardam decisões dos governos e das autoridades de saúde para tomar decisão. Em casos, no entanto, já existem até previsões. 

Adaptação do original da Associação das Ligas Europeias (clique na imagem para aumentar)

Ponto de situação nas Ligas Europeias:

Liga Treinos Competição
Áustria A 20 de abril foi autorizado o regresso em grupos pequenos, e sem contactos entre jogadores. Final da Taça a 29 de maio. Recomeço da Liga a 2 de junho, para conclusão até 5 de junho. Depois playoff de acesso às provas da UEFA, entre 8 e 15 do mesmo mês.

Azerbaijão

Suspensos até novas indicações A quarentena foi prolongada nas principais cidades, o que motivou o adiamento do regresso da Liga, que chegou a estar agendado para 23 de maio.
Bélgica Futebol proibido até 31 de julho Liga cancelada a 15 de maio
Rep. Checa Desde 11 de maio que há autorização para treinos livres, mas sem utilização dos balneários. A 25 de maio cai essa limitação. Regresso formal da Liga a 25 de maio, embora dois dias antes vá ser disputado um jogo em atraso, com limitações ainda mais apertadas (apenas 150 pessoas no estádio, em vez de 300).
Dinamarca Clubes já voltaram aos treinos Regresso agendado para 28 de maio, à porta fechada.
Inglaterra Treinos em pequenos grupos desde 19 de maio. Regresso previsto para junho, mas ainda sem data concreta.
França Época encerrada Competições profissionais canceladas, já que os eventos desportivos estão suspensos até setembro.
Alemanha Clubes já voltaram aos treinos Competição retomada a 16 de maio, à porta fechada.
Grécia Treinos livres desde 18 de maio Regresso previsto para 6/7 de junho, mas à espera de aprovação final do Governo
Israel Treinos sem limitações desde 11 de maio Regresso agendado para 30 de maio.
Itália Treinos de grupos autorizados desde 20 de maio Decisão aguardada a 28 de maio, mas o plano passa pelo regresso a 13 de junho, para acabar até 20 de agosto.
Holanda Época cancelada. Época cancelada.
Irlanda do Norte

Desportos de contacto só podem voltar na fase 5 de desconfinamento, e o país está ainda na fase 1.

Calendário das provas por determinar.
Polónia Desde o início do mês que é possível fazer treinos integrados, mas sem usar os balneários. Essa limitação cai a 25 de maio. Regresso previsto para 29 de maio, à porta fechada.
Portugal Treinos de grupos autorizados, embora com restrições. Regresso do principal escalão previsto para 4 de junho. A II Liga foi cancelada.
Roménia Desde 15 de maio que é possível treinar em pequenos grupos. Regresso apontado para 13 de junho.
Rússia Regresso dos treinos é da responsável dos clubes, embora em coordenação com as autoridades locais. Regresso previsto para 21 de junho.
Escócia Futebol suspenso até 10 de junho, pelo menos. Época cancelada.
Sérvia Treinos autorizados. Regresso agendado para 30 de maio.
Eslováquia Desde 20 de maio que são permitidos treinos de grupo. Regresso apontado para 3 de junho, mas há uma nova reunião para discutir o calendário a 22 de maio.
Espanha Clubes voltaram aos treinos coletivos esta semana. Regresso apontado para meados de junho (12?)
Suíça Treinos autorizados desde 11 de maio, mas com restrições. Assembleia Geral marcada para 29 de maio, na qual será discutida um eventual regresso da competição a 18 de junho.
Turquia Clubes estão a treinar, embora com restrições. Regresso agendado para 12 de junho.
Ucrânia Treinos permitidos desde 12 de maio, com restrições. À espera de decisão governamental, mas o plano passava por regressar a 30 de maio.
Finlândia Permitidos treinos em grupos pequenos. Treinos integrados devem voltar a 1 de junho. À espera de aprovação governamental. Plano passa por voltar a 1 de julho (época vai até novembro).
Cazaquistão Treinos permitidos desde 11 de maio (em algumas regiões até antes). Quatro cenários em cima da mesa: 1 junho, 10 junho, 20 junho ou 1 julho?
Letónia Treinos em grupos pequenos desde meados de maio. A partir de 1 de junho devem ser permitidos os treinos integrados. À espera de aprovação governamental para voltar a 14 de junho (para terminar em novembro).
Lituânia Desde 30 de abril que são permitidos treinos normais, embora com medidas preventivas. Regresso marcado para 30 de maio.
Noruega Treinos com contacto desde 11 de maio. Regresso previsto para 16 de junho.
Suécia Treinos permitidos. À espera de autorização governamental para recomeçar a 14 de junho (época vai até dezembro).