A vitória do Benfica sobre o Dínamo Zagreb significou que Portugal ganhou o último dia dos oitavos de final à Rússia e, assim, a liga nacional continua a aproximação ao sexto lugar no Ranking UEFA.

Para além disso, as duas formações russas que ainda estavam em prova, Zenit São Petersburgo e Krasnodar, foram eliminadas. Quer isto dizer que a Rússia não vai pontuar mais daqui para a frente, apesar de ter feito um ponto contra três de Portugal nesta quinta-feira - as águias ganham um de bonificação pelo apuramento.

Note-se que Portugal divide o aglomerado de pontos conquistados pelas equipas nacionais em prova por cinco (número de clubes que a liga portuguesa pôs nas provas UEFA), enquanto os russos o fazem por seis.

Confira o ranking atual:

Sistema de cálculo: são consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias) é dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa. O acesso à ronda de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus. A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions e, depois um ponto pelos quartos de final, meias finais e outro ainda pela chegada à final. Na Liga Europa, a presença na fase de grupos vale dois pontos. Chegar aos quartos, meias e final vale um ponto de bónus por cada uma das etapas cumpridas.