A Espanha é líder do Grupo B, apesar de Portugal ter os mesmos pontos e com a mesma diferença de golos (4-3). No entanto, no critério disciplinar a equipa comandada por Fernando Santos tem mais um cartão amarelo do que os espanhóis e isso que, nesta altura, separa os dois candidatos, embora o Irão ainda tenha uma palavra a dizer na última jornada.

Depois do empate 3-3 na primeira ronda, as duas seleções ibéricas venceram na segunda jornada por 1-0, seguindo, assim, empatadas no que diz respeito ao critério desportivo. Para separar os dois candidatos na classificação, é preciso recorrer ao critério disciplinar e, neste caso, a Espanha tem uma ligeira desvantagem.

O primeiro jogo ditou um cartão amarelo para cada lado [Bruno Fernandes  e Busquets], mas na segunda ronda, Portugal viu mais um, com Adrien a ser admoestado aos 90 minutos, enquanto a Espanha terminou o jogo com o Irão com folha limpa. É este pormenor que, para já, define a classificação, mas tudo pode mudar na última ronda, ainda com o Irão, com três pontos, à espreita.

Critérios de desempate

- Maior número de pontos

- Diferença de golos em todo o grupo

- Golos marcados em todo o grupo

- Maior número de pontos obtido entre as equipas empatadas

- Diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas

- Número de golos marcados nos jogos entre as duas equipas

- Disciplina: cartões amarelos menos um ponto; dois amarelos e vermelho menos 3 pontos; vermelho direto menos 4 pontos; amarelo e vermelho direto, menos 5.

- Último critério: sorteio