João Moutinho, jogador da Seleção Nacional, em declarações na zona mista no final do empate (3-3) com a Espanha, na primeira jornada do Grupo B do Mundial 2018:

«Não é um empate com sabor a vitória. É um ponto e todos os pontos contam. Jogámos contra uma equipa muito forte, que já joga há vários anos junta, tem um estilo de jogo cimentando e hoje mostrou isso mesmo. Teve muita posse de bola, obrigou-nos a defender e nós fizemos o nosso jogo: tentámos defender bem, estar organizados e sair no contra-ataque com confiança.

Acho que acabámos por fazer um bom jogo, o resultado é justo, saímos daqui com um ponto e agora vamos pensar no próximo jogo, para tentarmos a vitória, que é sempre o nosso objetivo.

Se este empate nos dá mais direito a sonhar? O nosso objetivo está traçado. Esta equipa espanhola já conquistou o título de campeã mundial. Nós temos a noção que somos um candidato, mas temos de ter os pés bem assentes na terra.

Mostrámos que o nosso grupo é unido, luta até ao último minuto, a entreajuda é grande e temos de continuar assim se queremos conquistar alguma coisa.

Se este empate nos dá mais confiança? Claro, não são só as vitórias que dão confiança. Sabemos que fizemos um jogo muito defensivo, mas também sabemos que a outra equipa também joga e a seleção espanhola é muito forte, privilegia a posse de bola e mostrou isso mesmo hoje. O importante é que temos um grupo unido e que luta até ao fim.

Não é bom sofrer três golos, apesar de também termos marcado três. Temos de defender um pouco melhor, toda a equipa. Às vezes são as circunstâncias dos jogos. Mas sobretudo temos de corrigir o erro que cometemos numa bola parada, para que não se volte a repetir.»