O parlamento português foi unânime na aprovação de votos de saudação aos triunfos europeus das seleções de futebol, hóquei e atletismo.

Relativamente ao futebol, os deputados no texto redigido descreveram a conquista do Euro 2016 como «o maior feito de Portugal no desporto que mais apaixona os portugueses», num «jogo épico, uma grande lição de vida.»

«O que vimos ao longo deste campeonato, em particular no jogo da final, foi mais do que o valor das individualidades, foi mesmo a força de um coletivo. O todo falou mais alto do que a soma das partes», pode ler-se no documento.

Sobre a vitória no Europeu de Hóquei em Oliveira de Azeméis, os parlamentares enalteceram «um (desporto) velho conhecido das vitórias desportivas nacionais a não deixar os seus créditos por mãos alheias».

«Portugal conquistou o seu 21.º título europeu - um feito que não acontecia há 18 anos -, sendo, de longe, o país com mais títulos europeus nesta modalidade», lê-se, sobre o triunfo na final do evento sobre a Itália, por 6-2, depois de Portugal terminar a primeira parte a perder por 0-2.

 Acerca do atletismo, os deputados salientaram o Ouro de Sara Moreira e Patrícia Mamona, no mesmo dia em que a seleção de futebol foi campeã europeia.