A seleção portuguesa iniciou nesta segunda-feira os trabalhos de preparação para o Campeonato da Europa depois de escolhidos os 23 jogadores que representarão Portugal no França 2016.

A equipa nacional ainda está incompleta devido ao calendário das competições de clubes e este arranque a meio gás foi antecedido por muitas solicitações verbais a que os convocados de Fernando Santos responderam ao longo do dia antes da primeira sessão de trabalho no relvado à tarde.

Esta segunda-feira foi um dia em que muitos jogadores portugueses antecederam o arranque da campanha com ações de promoção de marcas desportivas que representam. E, nessas ações, várias foram as solicitações a que os internacionais portugueses responderam com o estado de espírito com que encaram a maior competição do continente europeu.

Quando equipados por quem os patrocina individualmente houve quem nas aparições matinais ainda confessasse a surpresa que teve por estar entre os 23 eleitos para o Euro 2016 – como quando Renato Sanches assumiu que «não estava à espera».

E há também quem já viva a realidade que agora começou, como Adrien Silva:«Se já pensei em trazer a Taça? Sim, não é para rir, é mesmo um objetivo.

Já com as camisolas das quinas vestidas o espírito de conquista mantém-se a regra, como revelou José Fonte já na Cidade do Futebol «O mister tem um placard com uma frase: Estamos aqui para ganhar o Euro».

Mas a ambição tem a responsabilidade como parceira. Adrien também o frisou quando já em estágio: : «Agora já não há clubes, há sim um país a representar.»

O espírito batalhador que é preciso ter para uma campanha que agora começa com o Europeu agendado para daqui a mais de duas semanas foi vincado por André Gomes: «É bom haver competitividade em todos os setores, isso dá-nos mais responsabilidade e obriga-nos a estar bem.»

Com apenas cerca de dois terços do elenco de jogadores disponíveis, não é ainda possível a Fernando Santos testar tudo o que pretenderá. Renato Sanches, Danilo e Rafa Silva ainda cumprem um período de descanso depois das taças.

Para Cristiano Ronaldo e Pepe a época de clube ainda não terminou, pois jogam no sábado a final da Liga dos Campeões. Assim como Bruno Alves e Nani ainda defenderão o Fenerbahçe, na quinta-feira, na final da Taça da Turquia. Já Vieirinha está em digressão pela China com o Wolfsburgo.

Na primeira sessão de arranque da preparação para o Euro 2016, quando a seleção portuguesa ainda não formalizou o período de concentração – em que os jogadores já ficarão em regime de estágio –, Éder destacou-se dos demais por mais do que uma razão.