[artigo atualizado]

O Sporting foi o clube que mais «emprestou» jogadores às seleções jovens (sub-15 a sub-19) no período entre julho de 2005 e dezembro de 2015, de acordo com um estudo realizado por Alexandre Silva, técnico adjunto dos sub-21. 

Os «leões» são responsáveis por 22,3 por cento dos jogadores chamados, seguidos de Benfica com 21,9 por cento e FC Porto com 18,5 por cento.

Os três «grandes» têm maioria absoluta na cedência de jogadores (63%) num total de 203 clubes, 74 dos quais estrangeiros, um deles asiático.

Importa referir, em todo o caso, que o Padroense, que representa 4,4% da lista, é o clube «satélite» do FC Porto nos sub-16 (jogadores no primeiro ano de juvenis). 

O Padroense é mesmo o quinto clube da lista, atrás do Vitória de Guimarães (5,7%). Sp. Braga, Boavista, Belenenses, Académica e Vitória de Setúbal são as equipas que completam o top 10. Depois há 4,6 por cento de convocados que representavam outros clubes portugueses.

Dos jogadores convocados, 12 por cento são jovens portugueses que foram chamados às seleções provenientes de clubes estrangeiros. O Reino Unido lidera com 19, seguido de França com 18 e Alemanha com 12.

Itália (9), Espanha (7), Suíça (4), Holanda (3), Bélgica, Turquia e Índia, com um cada são as outras nações que «emprestaram» jogadores às seleções jovens.