O Maisfutebol desafiou os jogadores e treinadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. São as crónicas Made in Portugal:

PAULO MORGADO, MANAUS FUTEBOL CLUBE (BRASIL):

«A notícia de que o Portugal-Estados Unidos irá ser realizado em Manaus foi recebida com euforia por aqui. É fantástico ter a seleção portuguesa a jogar na Amazónia. Penso a maioria dos amazonenses gostou da notícia e teremos seguramente uma grande 'torcida' na Arena da Amazónia. A comunidade portuguesa também é grande nesta região.

Estarei completamente disponível para dar qualquer informação necessária à comitiva da seleção portuguesa para a sua estadia em Manaus. Será um orgulho para mim.

Os brasileiros, em geral, gostaram do apuramento de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2014. Ter Cristiano Ronaldo na 'Copa' é sem dúvida uma mais-valia para o espectáculo.

Acho que Portugal vai-se conseguir adaptar ao ambiente, mas sabendo que há frio no sul e calor no norte do Brasil. Para o jogo em Manaus, é preciso ter em conta as altas temperaturas e sobretudo a muita humidade. Para além disso, aconselho que comprem bastante repelente pois os mosquitos aqui gostam de atacar os portugueses....

Não sei se teremos alguma seleção a estagiar aqui durante o Campeonato do Mundo ou apenas a jogar. Provavelmente, haverá alguma seleção africana a escolher Manaus para o seu centro de operações pois poderá ser importante para a adaptação ao clima.

O estádio Arena da Amazónia, que tive a oportunidade de visitar recentemente, vai receber os jogos do Mundial 2014 e já tem 92 por cento das obras concluídas. Está dentro do prazo previsto. Quanto ao futuro desse estádio, infelizmente penso que será o mesmo de estádios como o de Leiria e do Algarve.

Se esse estádio está praticamente pronto, o mesmo não se pode dizer dos outros. Aliás, o início do campeonato estadual amazonense foi adiado devido às obras nos novos estádios. O Estádio da Colina, que vai servir de apoio às seleções durante o mundial, tem a sua abertura prevista para fevereiro, enquanto o campeonato devia arrancar a 18 de janeiro.

O Estádio do SESI também costuma ser utilizado pelos clubes de Manaus mas esse terá direito a melhorias no relvado e sistema de drenagem. Também aqui, as obras estarão concluídas apenas em Fevereiro.

Já tínhamos o planeamento feito para começar a pré-época em dezembro mas, com a mudança da data para o arranque do campeonato, tivemos de alterar o plano.

Já tínhamos até alguns bilhetes de avião reservados para os jogadores e também dois encontros amigáveis marcados. Tivemos de cancelar tudo e vamos agora começar a treinar apenas no início de janeiro.

Até breve,

Paulo Morgado»