Os atletas portugueses que participaram nos Europeus de Atletismo em Barcelona regressaram nesta segunda-feira a Portugal, exibindo as quatro medalhas conquistadas por Naide Gomes (Salto em Comprimento), Jessica Augusto (10.000m), Sara Moreira (5000m) e João Vieira (20km Marcha).

Para o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Fernando Mota, os resultados alcançados «traduzem a consistência do atletismo nacional e mostram que, mesmo sem a presença de Nelson Évora, Inês Monteiro e outros medalháveis, a delegação conseguiu uma demonstração de grande qualidade, ao ficar em 10º lugar por pontos».

Também o director técnico nacional, José Barros, lembrou que entre os 42 atletas portugueses em prova «50 por cento ficou entre os 16 melhores da Europa». «Os bons resultados motivam-nos», disse à chegada ao aeroporto de Lisboa.

Naide Gomes, que renovou a prata conquistada nos Europeus de 2006, lamentou ter falhado o ouro, mas já está concentrada no «diamantezinho, na Diamant League», por ocasião do meeting de Estocolmo, na próxima semana. «Infelizmente, não ganhei, mas uma medalha é uma medalha», defendeu.

Sara Moreira, medalha de bronze nos 5000 metros, disse que «ganhar uma medalha é uma sensação indescritível», enquanto Jessica Augusto, quarta na mesma prova mas bronze nos 10 mil metros, «a grande aposta», considerou «ingrato» o quarto posto. Já João Vieira, também terceiro classificado em Barcelona, desta feita nos 20 km Marcha, não podia estar mais satisfeito com o feito alcançado depois de «ter estado parado dois meses devido a lesão».

Com os oito primeiros lugares de cada prova pontuáveis, Portugal contabilizou 42 pontos, não só devido aos resultados dos quatro medalhados mas também de outros 12 atletas que terminaram no topo das classificações.