Se é verdade que a liga portuguesa tem uma maioria de jogadores estrangeiros, também é verdade que há muitos portugueses a jogar nas restantes ligas europeias. No total são mais de 170, quase tantos quantos os que jogam em território nacional, o que faz de Portugal um dos países mais representados nas principais ligas europeias, tendência que se mantém pelo quarto ano consecutivo.

Extracomunitários: Portugal tem seis clubes no «top-ten» europeu

De acordo com o Estudo Demográfico realizado anualmente pelo «Observatório do Futebol» (CIES Football Observatory), divulgado pela agência Lusa, são 173 os jogadores portugueses que atuam nas 31 primeiras ligas europeias incluídas neste estudo.

Um número que revela um aumento de 41 portugueses a jogar no estrangeiro desde 2011, quando havia 132 portugueses espalhados pela Europa, chegando mesmo a aproximar-se do número total de jogadores portugueses que jogam na I Liga (180).

Dessa forma, Portugal mantém-se, desde 2009, no quinto lugar deste «ranking», que volta a ser liderado pelo Brasil (515 jogadores na Europa), 115 dos quais na Liga portuguesa. A seguir aos brasileiros, destacam-se ainda os franceses (269), os sérvios (205) e os argentinos (188), sendo que estes últimos têm diminuído significativamente a sua presença nas ligas europeias.