O Presidente da República condecorou nesta terça-feira 19 a selecção nacional sub-20, que se sagrou vice-campeã mundial da categoria, na Colômbia. No discurso que antecedeu a entrega das insígnias, Cavaco Silva deixou críticas ao elevado número de estrangeiros que actua em Portugal.

«Não há justificação para que 58 por cento dos jogadores que jogam na I Liga sejam estrangeiros, o sucesso que conseguiram é a demonstração de que em matéria de número de jogadores estrangeiros algo está errado no futebol português», disse o Presidente da República.

Três internacionais portugueses faltaram à cerimónia: Danilo, Amido Baldé e Sérgio Oliveira. Por isso, não ouviram Cavaco Silva dizer que os sub-20 nacionais são «prova de que os jovens portugueses podem ser campeões, no estudo, no voluntariado, nas artes, na ciência, nos mais variados domínios».

Nélson Oliveira foi um dos condecorados e antes de sair do Palácio de Belém considerou «um orgulho receber a condecoração», pois crê que a equipa «honrou o país» na Colômbia.

Sobre os «recados» do Presidente da República, o avançado sublinhou que «o mais importante para todos é tentar jogar e evoluir».