A Premier League recusou assinar nesta quarta-feira um memorando de entendimento entre a UEFA e a Associação Europeia de Ligas de Futebol Profissional (EPFL), da qual faz parte, para que não sejam realizados jogos nacionais em datas da Champions.

«Embora a nossa vontade não seja realizar jogos nacionais em datas europeias, por vezes, isso é inevitável. Mas não achamos que a UEFA tenha o direito de dizer quando os campeonatos podem ou não realizar os seus jogos, especialmente depois de ter sido aumentado o número de dias da competição europeia e marcada a final da Liga dos Campeões para um sábado», defendeu Dan Johnson, diretor de comunicação da Premier League.

Mas a organização do campeonato inglês vai ter mesmo de cumprir o acordo, garantiu a UEFA, através do seu secretário-geral, Gianni Infantino: «Todos os outros membros da EPFL assinaram o acordo, pelo que a Premier League terá de acatá-lo também, já que está estipulado.»

Recorde-se que o derby da Premier League entre Liverpool e Everton teve de ser adiado para uma data em que se disputavam dois jogos dos oitavos de final da Champions, devido à participação dos «reds» na final da Taça de Inglaterra.