Sun Jihai, defesa chinês que jogou no Manchester City e que se destacou por ter sido o primeiro asiático a marcar um golo na Premier League, anunciou que se retirou do desporto.

«Hoje, vou-me retirar, despedir-me de um percurso de 22 anos nos relvados de futebol», escreveu o atleta, de 39 anos, na sua conta oficial no Weibo, o Twitter chinês.

Junto com o compatriota Fan Zhiyi, Sun tornou-se um pioneiro, quando em 1998 chegaram ambos ao futebol inglês, para alinhar no Crystal Palace, tornando-se os primeiros jogadores chineses a competir em campeonatos de Inglaterra.

No ano seguinte, Sun regressou à China, para alinhar pelo Dalian Shide, mas em fevereiro de 2002 rumou ao Manchester City. No fim dessa época o City subiu à Premier League e, em outubro, o jogador chinês tornou-se o primeiro asiático a marcar na prova máxima do futebol em Inglaterra.

Após seis épocas no Manchester City, Sun rumou ao Sheffield United, em 2008, mas no ano seguinte decidiu voltar à China, alegando que tinha saudades da família.

Depois de alinhar por várias equipas da Superliga chinesa, Sun rumou ao Beijing Renhe, da segunda divisão do país, em dezembro de 2015. «É muito difícil dizer adeus, o futebol continua a trazer-me alegria», escreveu. «Obrigado àqueles que me acompanharam e apoiaram ao longo deste percurso», disse.

Em outubro de 2015, durante a visita do Presidente chinês, Xi Jinping, a Inglaterra, Sun passou a fazer parte do Salão da Fama no Museu Nacional de Futebol do país.