Cristiano Ronaldo foi eleito esta quinta-feira o Jogador do Ano para a UEFA.

O internacional português revalidou o título conquistado na época passada e arrecadou o terceiro troféu do currículo (mais o de 2013/14), ao recolher mais votos de treinadores e jornalistas.

O avançado do Real Madrid bateu assim Lionel Messi e Gianluigi Buffon, os outros dois nomeados para o prémio.

«Todos os anos, o desafio é o mesmo. Vencer em tudo, se for possível, pelo meu clube, pela seleção portuguesa, porque ainda não estamos qualificados [para o Mundial 2018] e temos de o conseguir. Como disse antes, é uma honra estar aqui e vencer este troféu outra vez. Tenho de agradecer aos meus colegas e aos outros nomeados. Estou muito contente por eles também. Quero agradecer à seleção portuguesa também. Sei que este troféu não se refere às seleções, mas tenho de a mencionar também, porque quando vou à Seleção, eles dão-me sempre motivação para continuar a trabalhar duro. Sinto-me abençoado, por todos os que me ajudaram a conquistar este troféu. Estou orgulhoso e feliz», afirmou Ronaldo.

Fora da lista final, recorde-se, ficaram outros jogadores de nível mundial (por esta ordem): Luka Modrić, Toni Kroos, Paulo Dybala, Sergio Ramos, Kylian Mbappé, Robert Lewandowski e Zlatan Ibrahimović.

O prémio foi entregue no decorrer da cerimónia do sorteio da Liga dos Campeões, no Mónaco. Na mesma gala, a UEFA deu a conhecer também os vencedores dos prémios por posição, que distinguiram os melhores do ano na respetiva posição.

Como era de esperar, Cristiano Ronaldo arrecadou o galardão para melhor avançado.

«Conquistar esta magnitude de troféus é fruto de trabalho duro e dedicação. Jogo num clube maravilhoso, o Real Madrid. A minha motivação é fazer o que gosto. Gosto de chegar a outros níveis, de marcar golos, de conquistar troféus. Estou muito contente de ter vencido este ano outra vez», referiu ainda o português.

Francesco Totti, que se retirou no final da época passada, recebeu ainda o Prémio Presidencial.

Confira a lista dos vencedores dos Prémios UEFA:

Prémio Presidencial: Francesco Totti

Guarda-Redes do Ano: Gianluigi Buffon (Oblak e Neuer nos nomeados)

Defesa do Ano: Sergio Ramos (Bonucci e Marcelo nos nomeados) 

Médio do Ano: Luka Modrić (Casemiro e Toni Kroos nos nomeados)

Avançado do Ano: Cristiano Ronaldo (Messi e Dybala nos nomeados)

Jogadora do Ano: Lieke Martens (Pernille Harder e Dzsenifer Marozsán nas nomeadas)

Jogador do Ano: Cristiano Ronaldo (Messi e Buffon nos nomeados)