O presidente do Barcelona, Sandro Rosell, apelou à UEFA para alterar as normas relativas às comissões que os agentes cobram no processo de transferências de jogadores. Rosell considera que o sistema actual, em que não são os jogadores a pagar comissão aos seus representantes, mas sim os clubes, não está correcto.

«O agente está a defender a outra parte (jogador) e o que quer é o melhor para o futebolista, mas no final quem paga a comissão somos nós (clubes) e isso não faz sentido. Eu fazia o apelo à UEFA para mudar esse sistema», disse na conferência Globe Soccer Awards que decorreu, nesta quarta-feira, no Dubai.

Gianni Infantino, secretário-geral da UEFA, concorda com o líder «blaugrana» mas explicou que essa alteração é da competência da FIFA: «Estou de acordo em que quem tem que pagar ao agente é o jogador. Isto parece bastante óbvio. Quando vamos ao cabeleireiro, não lhe exigimos a ele que pague a factura.»

O sistema já foi anteriormente objecto de várias críticas e a FIFA chegou a anunciar, no passado mês de Setembro, medidas para exigir maior transparência nas negociações e uma limitação das quantidades a que os agentes têm direito.