Nos dias 6, 7 e 8 de junho, a cidade do Porto vai receber o I Congresso Internacional do Treino de Guarda-redes. Durante três dias, o certame passará pelas salas do IPAM (aulas teóricas) e pelo relvado do FC Foz (aulas práticas).

O cartaz é magnífico e junta o coordenador técnico do evento, Hugo Oliveira (campeão nacional pelo Benfica) a alguns dos maiores nomes mundiais nesta área do treino: Silvino Louro (Chelsea), Gianluca Spinelli (Génova), Michael Reichner (Hoffenheim), Xavi Valero (Nápoles), Luís Llopis (Levante) e Jorge Vital (Sp. Braga) são presenças confirmadas.

Um dos pontos altos da cerimónia será, por certo, a homenagem a dois verdadeiros monstros das balizas. Vítor Baía e Michel Preud´Homme, dois nomes que dispensam apresentações, serão alvo de uma distinção neste I Congresso, na noite de 6 de junho.

A organização pretende organizar anualmente esta celebração da arte do treino de guarda-redes. Até ao momento, quando falta ainda mais de um mês para o pontapé de saída, foram aprovadas já mais de 100 inscrições de todas as partes do mundo.