Diz o povo que à terceira é de vez e a selecção iraquiana de futebol - adversária de Portugal nos Jogos Olímpicos de Atenas - parece ser adepta desta máxima. Depois de dois empates a uma bola, alcançou finalmente um triunfo na fase de qualificação para o Mundial de 2006, precisamente no dia em que conheceu os seus adversários no grupo D do torneio olímpico de futebol, a realizar em Agosto.
Frente à selecção do Taiwan, os iraquianos não tiveram problema em impor-se. O resultado de 6-1 revela as fragilidades do adversário. Os iraquianos já venciam por 3-0 ao intervalo, com dois golos de R. Mossa e um de H.Naji, ainda antes dos 20 minutos.
Mais golos só na etapa complementar: A.Abbas, por duas vezes e J.Fayadh consumaram a goleada, enquanto Huang reduziu para a selecção de Taiwan. O resultado permitiu à selecção do Iraque assumir a vice-liderança do Grupo 2, atrás do Uzbequistão, que esta quarta-feira derrotou a Palestina por 3-0.
O primeiro triunfo dos iraquianos na fase de qualificação acontece numa altura em que o país continua mergulhado numa grave crise. Apesar desta situação, a selecção de futebol não desmoraliza. Fica um «alerta» para Portugal, que tem o Iraque como um dos adversários nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas.
O sorteio, realizado na capital grega, ditou que os pupilos de José Romão vão estrear-se precisamente frente à selecção iraquiana a 12 de Agosto, seguindo-se Marrocos no dia 15 e a Costa Rica, três dias depois.