Holanda-México, 17h, RTP 1
Costa Rica-Grécia, 21h, Sport TV1


O calendário do Mundial

O dia deste domingo no Campeonato do Mundo é marcado pela presença do único português presente no Brasil a lutar pelo título mundial. Fernando Santos comandará a Grécia no quarto jogo dos oitavos de final do Mundial frente à Costa Rica. O outro português presente será Pedro Proença.

Este segundo dia marca também o embate de duas seleções europeias com adversários da América Central. Um dos europeus entrará em campo com estatuto de favorito; no outro jogo, será a surpreendente Costa Rica que venceu o Grupo D que passou a ter esse essa responsabilidade.

Holanda-México (oitavos de final) 17h, RTP 1
Estádio Castelão, Fortaleza
Árbitro: Pedro Proença (POR)


EM DIRETO: Holanda-México


A holanda foi uma das quatro seleções que fechou o seu grupo com o pleno de vitórias. Pelo meio – que até foi na estreia – fez uma das melhores exibições deste Mundial a par de uma das goleadas da prova, com os 5-1 aplicados à Espanha.

Louis van Gaal já pode voltar a contar com Robin van Persie, o capitão de equipa que cumpriu um jogo de castigo na última jornada do Grupo B. O selecionador holandês deverá também voltar ao «onze» do primeiro jogo.

No México, Miguel Herrera não pode contar com José Vázquez, que irá cumprir um jogo de suspensão devido a cartões amarelos na fase de grupos. No Grupo A, os mexicanos passaram em segundo, mas foram uma equipa que ainda não foi derrotada.

O México impôs um empate ao favorito Brasil e a equipa de Herrera é uma das três deste Mundial que ainda só sofreu um golo.

Atenção a:

Sneijder: O talentoso playmaker ainda não se mostrou neste Mundial e pode ser uma das soluções de Van Gaal para abrir a compacta muralha defensiva do México, pouco propensa a deixar-se ser surpreendida pela reconhecida velocidade dos holandeses.

Layún: O talentoso lateral esquerdo co México que joga com três defesas acaba por ser uma das principais armas atacantes da equipa de Herrera devido ao seu talento. Mas é também importante porque é seguro a defender. E terá se sê-lo mais do que nunca quando apanhar Robben pela frente.

Histórico: Holanda e México já se defrontaram cinco vezes e a vantagem é dos holandeses com três vitórias contra duas dos mexicanos. Na única vez que que as duas seleções se enfrentaram num Mundial (1998) aconteceu o único empate entre ambas.

Equipas prováveis:

Holanda: Cilessen, Vlaar, De Vrij, Indi, Blind, De Jong, Janmaat, De Guzman, Sneijder, Robbe e Van Persie.

México: Ochoa, Rodríguez, Márquez, Moreno, Aguilar, Herrera, Salcido, Guardado, Layún, Dos Santos e Peralta.

Costa Rica-Grécia (oitavos de final), 21h, Sport TV1
Arena Pernambuco, Recife
Árbitro: Benjamin Williams (Austrália)


EM DIRETO: Costa Rica-Grécia


A Costa Rica é outra das três seleções que só sofreu um golo na fase de grupo (a terceira foi a Bélgica). Mas os centro-americanos não se caracterizam só pela boa prestação defensiva. São eficazes no ataque a contam com a pontaria de Joel Campbell para tentarem marcar cedo e evitar o jogo paciente dos gregos – como já o assumiram.

Paciência é o que não falta aos gregos para jogar como lhes convém, como se sabe. Mas há uma questão extra-defensiva que vai testar essa paciência em caso de apuramento dos gregos. É que o contrato de Fernando Santos expira na segunda-feira, no dia a seguir ao jogo.

Antes desse cenário se verificar ou não, o selecionador português da Grécia já pode contar com Katsouranis (expulso no segundo jogo dos grupos) para este jogo dos oitavos de final. Pelo contrário, Kone está lesionado.

Atenção a:

Navas: Em grande forma e com uns reflexos que o tornam muito difícil de bater, o guarda-redes da Costa Rica é um dos principais responsáveis pela solidez defensiva da sua equipa. Frente a uma equipa que cria poucas oportunidades de golo é preciso ter um guardião que reaja bem quando é chamado a intervir. E que se dá bem nas grandes penalidades; se a isso se chegar.

Samaras: É mais um dos muito experientes jogadores da Grécia habituados a fazer o jogo que a equipa sabe fazer. No seu setor avançado, impõe respeito no jogo aéreo, sabe como reter a bola e a sua técnica permite-lhe fazer jogar. No último jogo da Grécia cavou o penálti que de forma fria converteu e se converteu no apuramento.

Histórico: As duas seleções nunca se defrontaram.

Equipas prováveis:

Costa Rica: Navas, Umaña, Duarte, González, Gamboa, Díaz, Borges, Tejeda, Bolaño, Ruíz e Campbell.

Grécia: Karnezis, Torosidis, Sokratis, Manolas, Holebas, Maniatis, Katsouranis, Karagounis, Christodoulopoulos, Salpingidis e Samatras.