As datas sobre a mesa para o Mundial 2022, que irão ser analisadas pelo Comité Executivo da FIFA a 19 de março, serão 26 de novembro a 23 de dezembro. A agência France Press avança com esta informação, citando fonte próxima do dossier, e também diz que os jogadores só ficarão à disposição das seleções dia 19 de novembro, apenas uma semana antes do início da competição.


Na reunião desta quarta-feira em Doha, terá ainda sido proposto que a Taça das Confederações, prova de ensaio que se realiza um ano antes do Mundial no país anfitrião, se jogue nas datas habituais, mas seja disputada noutro país da Confederação Asiática de Futebol.


As reações à proposta da task force da FIFA de realizar a prova em novembro e dezembro, por causa do calor do Qatar nos meses de verão e de outros fatores, continua de resto a motivar reações.


A Associação das Ligas Europeias de Futebol (EPFL) contestou a opção, ao contrário da UEFA, que a apoia. «A Associação das Ligas Europeias de futebol (EPFL) e os clubes expressaram o seu desagrado no que diz respeito à proposta, que perturbará e causará grandes danos ao normal funcionamento das competições internas na Europa», referiu a EPFL, presidida pelo francês Frédéric Thiriez: «As Ligas e os clubes reiteraram, uma vez mais, uma solução conjunta para que o Mundial se realizasse em maio. Esta proposta foi estruturada e assente num estudo que teve em conta condições meteorológicas aceitáveis para jogadores e adeptos.»


A EPFL termina dizendo que o presidente do grupo de trabalho da FIFA, o xeique Salman bin Ebrahim Al-Khalifa, garantiu que a proposta de maio «voltará a ser discutida pelo Comité Executivo».