A última ronda desta jornada dupla da fase de qualificação para o Euro2016 terminou nesta terça-feira com mais uma equipa apurada para a fase final: a Áustria. Esta seleção junta-se assim a Inglaterra, Rep. Checa, Islândia e França, país organizador.

Mesmo vencendo na Albânia, Portugal adiou a festa do apuramento para o Campeonato da Europa, uma vez que a Dinamarca não perdeu na Arménia. Mas basta um ponto, nos próximos dois jogos, para a confirmação da festa prometida com o cabeceamento de Miguel Veloso.



Além de Portugal, que para se apurar na segunda-feira precisava de uma derrota da Dinamarca na Arménia (deu empate), também Alemanha,  Irlanda do Norte, Espanha e Suíça tiveram festa adiada.

Rep. Checa e Islândia garantiram a qualificação no domingo, juntando-se à Inglaterra. No último sábado, a Inglaterra tornou-se a primeira seleção a obter o apuramento para o Europeu através da fase de qualificação juntando-se ao país organizador entre os já garantidos na prova. Na tarde de domingo foi a Rep. Checa a garantir a qualificação, à noite foi a vez da Islândia, no mesmo grupo.

Fase de qualificação para o Euro 2016: jogos e classificações

A França, como país organizador do Euro 2016, não precisou de disputar a fase de qualificação para ter o seu lugar garantido no Campeonato da Europa. Dos nove grupos da fase de qualificação são apurados diretamente os dois primeiros classificados de cada e o terceiro melhor classificado entre todos os nove. Os restantes oito terceiros classificados disputarão um play-off para apurar as últimas quatro seleções do total de 24 participantes no Europeu.

GRUPO A

A Islândia precisava apenas de empatar com o Cazaquistão para estar no Europeu de França e foi isso mesmo que fez. Não houve golos mas houve festa pela presença inédita numa fase final desta excelente geração de jogadores islandeses. Este Grupo A teve também neste domingo definida outra seleção apurada, a Rep. Checa, e deixou a Holanda em muitos maus lençóis, após nova derrota, agora frente à Turquia. A vitória por 3-0 dá novo alento aos turcos, que subiram para já ao terceiro lugar, com dois pontos de vantagem sobre a «Laranja».

Domingo, dia 6:
Letónia-Rep. Checa, 1-2
Turquia-Holanda, 3-0
Islândia-Cazaquistão, 0-0




GRUPO B

O líder País de Gales dependia só de si para estar já no Euro 2016 à oitava jornada. Os galeses carimbariam o inédito passaporte com um triunfo sobre Israel, atual terceiro classificado, mas a decisão ficou adiada, perante o nulo final. Mas foi sofrer até ao fim de domingo para Garerth Bale e companhia. Um empate da Bélgica no Chipre também resolveria o assunto e o jogo esteve a zero até muito perto do fim. Mas Hazard deu a vitória aos «Diabos» e adiou as decisões.

Domingo, dia 6:
País de Gales-Israel, 0-0
Bósnia Herzegovina-Andorra, 3-0
Chipre-Bélgica, 0-1




GRUPO C

A Espanha fez a sua parte e venceu na Macedónia, mas tal ainda não chega para confirmar o apuramento direto, a duas jornadas do final. A Ucrânia empatou com a Eslováquia, segunda classificada, e recebe a Espanha na derradeira ronda, alimentando até aos fim as esperanças de qualificação. Nuestros hermanos, de qualquer forma, reforçaram o primeiro lugar e com um triunfo frente ao Luxemburgo resolvem de imediato a questão.

Terça-feira, dia 8:
Bielorrússia-Luxemburgo, 2-0
Macedónia-Espanha, 0-1
Eslováquia-Ucrânia, 0-0




GRUPO D

Mesmo vencendo na Escócia, a líder Alemanha ainda não confirmou o apuramento direto, porque a República da Irlanda venceu a Geórgia e ainda pode chegar aos primeiros lugares, onde por enquanto a Polónia continua firme, depois da natural goleada sobre Gibraltar. Com a derrota desta noite, a Escócia já só tem uma ténue esperança de chegar ao play-off, ultrapassando os irlandeses no terceiro lugar.

Segunda-feira, dia 7:
Polónia-Gibraltar 8-1
Rep. Irlanda-Geórgia, 1-0
Escócia-Alemanha, 2-3



GRUPO E

Com a Inglaterra apurada no sábado, a Suíça continua a ser a maior candidata a obter a qualificação automática no grupo, mas caiu em Terras de Sua Majestade (2-0) e não fez a festa. A Eslovénia venceu a Estónia e está a três pontos dos helvéticos, mantendo as esperanças, assim como os próprios estónios, embora com hipóteses reduzidas.

Terça-feira, dia 8:
Inglaterra-Suíça, 2-0
Lituânia-São Marino, 2-1
Eslovénia-Estónia, 1-0




GRUPO F

A Irlanda do Norte poderia ter resolvido o apuramento, caso tivesse ganho à Hungria, mas o empate arrancado nos descontos acabou por ser um mal menor que permite segurar o primeiro posto. Em dia de empates, a Roménia também desperdiçou a oportunidade de, vencendo a Grécia (último classificado, que ainda não ganhou!) saltar para a liderança. Assim, continua a haver três equipas na luta pelos dois lugares diretos. O único vencedor da noite veio de Helsínquia: com a vitória sobre Faroe, a Finlândia ainda manteve a esperança de conseguir um lugar no play-off.

Segunda-feira, dia 7
Finlândia-Ilhas Feroé, 1-0
Irlanda do Norte-Hungria, 1-1
Roménia-Grécia, 0-0




GRUPO G

A Áustria precisava apenas de um empate para selar definitivamente a qualificação mas venceu na Suécia por números expressivos (1-4) e entrou no comboio do Euro2016. Este resultado beneficiou a Rússia que, ao golear o modesto Liechtenstien (0-7), ultrapassou os suecos e chegou ao segundo lugar do grupo. A seleção de  Montenegro venceu na Moldávia e está ainda na luta. Três pontos separam igual números de candidatos à outra vaga do Grupo G.

Terça-feira, dia 8:
Liechtenstein-Rússia, 0-7
Moldávia-Montenegro, 0-2
Suécia-Áustria, 1-4




GRUPO H

Ainda com 15 pontos (enquanto o seu recurso contra a perda de um ponto não é analisado pela UEFA), a Croácia dividia o primeiro lugar do grupo com a Itália, mas acaba a ronda no terceiro, após a derrota com a Noruega. A Itália lidera depois de vencer a Bulgária, que viu praticamente extintas as esperanças de lutar ainda por um lugar no play-off.

Domingo, dia 6:
Malta-Azerbaijão, 2-2
Noruega-Croácia, 2-0
Itália-Bulgária, 1-0




GRUPO I

Poertugal está a um ponto do Euro, depois da vitória na Albânia e do empate entre Dinamarca e Arménia, nesta terça-feira. Só uma hecatombe - derrotas em casa com a Dinamarca e fora com a Sérvia - impediria a equipa nacional de festejar no início de outubro. E mesmo perdendo pela primeira vez, a Albânia continua bem posicionada para conseguir um dos dois primeiros lugares, uma vz que tem dois jogos por fazer e apenas menos um ponto do que a Dinamarca. Arménia e Sérvia já estão fora destas contas, mas são precisamente as duas selções que a Albânia vai enfrentar na jornada de outubro.

Segunda-feira, dia 7:
Arménia-Dinamarca, 0-0
Albânia-Portugal, 0-1