O histórico Santos foi humilhado pelo Barcelona, por 8-0, na partida de estreia de Neymar no Barça.

Nem o tempo que já passou diminuiu danos: desde aí, não tem havido sossego na baixada santista, com uma parte dos adeptos e da oposição a exigir a demissão do Comité Gestor, liderado por Luís Alvaro de Oliveira Ribeiro.

Fernando Montanha, diretor de marketing do Santos, deu entrevista ao site brasileiro UOL Esporte e contou como tentará fazer esquecer a humihação.

Ex-diretor de publicidade do clube em 2010 e 2011, admite que uma derrota por 8 a 0 abala a imagem de qualquer clube. Mas aponta caminhos para a recuperação.

«O Santos é o clube com a história mais rica do futebol mundial. Acho que não podemos ficar lamentando a derrota e esquecer nossos objetivos. Vamos seguir com a ideia de internacionalização da marca», comentou, citando o Barcelona como exemplo.

«No ano passado, eles foram goleados pelo Bayern de Munique e todo mundo colocou em dúvida o trabalho. Hoje em dia ninguém comenta mais, futebol é momento. O Boca Juniors, em 1984, foi goleado por 9 a 0 e hoje é reconhecido por sua grandeza», lembrou.

Prioridade para montanha: arranjar um novo patrocinador para o Santos.



Desde janeiro, quando finalizou o contrato com o Banco BMG, o Santos não coloca qualquer patrocínio na parte mais visível do seu equipamento. «Esse, sem dúvidas, é o primeiro passo. Ainda vou sentar, ver se já existe alguma coisa encaminhada e definir, até para ter mais tranquilidade», confirmou.