Carlos Queiroz já reagiu à decisão favorável do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que deu provimento ao recurso apresentado pelo antigo seleccionador nacional. Desta forma, foi anulada a suspensão de seis meses aplicada pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP).

ADoP reage: contradições de médicos da FPF decisivas

«Luís Horta deve ser demitido? Demitido imediatamente! E os médicos que colaboraram com ele nesta tramóia também deviam ser demitidos», desabafou Queiroz, em declarações à Rádio Renascença.

O antigo seleccionador levantou ainda suspeitas relacionadas com Liedson: «Perguntem ao doutor José Gomes Pereira o que se passou nos controlos anti-doping da selecção nacional».

Na altura, o Sporting confirmou que Liedson foi sujeito a um controlo anti-doping no final de Janeiro de 2010. «O controlo referido no ponto anterior gerou a necessidade de se proceder à realização de estudos complementares, tratando-se de uma situação cada vez mais comum em atletas de alta competição, em qualquer modalidade desportiva federada», salientaram os leões, em comunicado.

Os estudos complementares, sabe o Maisfutebol, são frequentes em alta competição, visando uma análise mais aprofundada ao perfil fisiológico dos atletas. Algo considerado normal e frequente.

A ADoP esclareceu igualmente que não foi houve qualquer resultado positivo nos controlos realizados antes do Mundial, a sete jogadores, incluindo Liedson.

Gomes Pereira, médico do Sporting, não vai reagir publicamente a esta suspeição levantada por Carlos Queiroz. O clube leonino, contudo, divulgou um comunicado oficial durante a tarde, relacionado com o tema.

«O Sporting pretende esclarecer os seus sócios, adeptos e a Opinião Pública em geral de que está absolutamente tranquilo quanto às declarações feitas por Carlos Queirós a propósito de Liedson e quer deixar bem claro apenas o seguinte: a Direcção Clínica possui documentação oficial, emitida pela ADoP, que prova e atesta a normalidade e adequação ao regulamento de todos os procedimentos anti-dopagem efectuados», esclarecem os leões.

Na Antena 1, o treinador deixou ainda uma questão a Gilberto Madaíl: «Queria perguntar ao meu amigo Gilberto Madaíl qual deve ser o meu próximo passo por todos os danos, por todo o mal, por todas as vergonhas que eu passei.»

[artigo actualizado]