A escola de formação leonina está em alta: sobretudo após a entrada de Jesualdo Ferreira, o Sporting tem lançado vários jovens da equipa B na equipa principal. Os últimos foram Ilori e Zezinho, eles que foram pela primeira vez titulares esta temporada frente ao Gil Vicente.

Crise permitiu dar minutos a oito promessas

Antes deles já tinha acontecido o mesmo a Bruma, Dier, Esgaio e Pedro Mendes: todos eles saltaram da equipa B para a titularidade na equipa principal. Betinho nunca foi titular, mas já foi utilizado em quatro jogos, enquanto João Mário tem treze minutos com o Marítimo.

Ora por isso o Maisfutebol foi tentar saber quem pode ser o próximo a dar o salto e procurou a resposta junto de quem melhor conhece o Sporting B: os treinadores da Honra. A resposta não foi unânime, mas quase: para a maioria dos técnicos, João Mário tem tudo para ser o próximo craque.

O miúdo que só foi utilizado em treze minutos na derrota com o Marítimo, e que na última jornada regressou ao plantel de José Dominguez, pode até mais do que ser o próximo: pode ser o melhor de todos. Vítor Paneira por exemplo diz que tem tudo para ser a próxima grande transferência leonina.

O Maisfutebol consultou de resto sete treinadores da Liga de Honra, cinco deles votaram em João Mário. As exceções foram Luís Miguel, treinador do Santa Clara, que referiu Arias, Rubio e votou em Iuri Medeiros, e Pedro Correia, do Leixões, que garante a admiração por Vítor Golas.

João Mário, refira-se, é um médio de 20 anos que pode ser considerado um box-to-box: defende, recupera bolas, ataca e demonstra grande qualidade técnica. Diga-se como curiosidade que começou a carreira, com nove anos, no futsal do FC Porto, do qual saltou para o Sporting um ano depois.

Confira as escolhas:

Luís Miguel, Santa Clara:

«Iuri Medeiros: Há muitos jovens de qualidade no Sporting B, mas aposto no Iuri Medeiros. É um miúdo de muita qualidade que pode tornar-se num dos melhores extremos do futebol português, desde que a capacidade mental acompanhe a capacidade física.»

Álvaro Magalhães, Naval:

«João Mário: Já jogou, não é um desconhecido, mas acho que tem tudo para se impor rapidamente. Tem boa técnica, é fisicamente forte, recupera muitas bolas, sabe sair a jogar, tem tudo para ser um dos melhores jogadores do futebol nacional.»

Pedro Correia, Leixões:

«Vítor Golas: Acredito que o Sporting este ano não poderá promover muito mais do que já fez. Nesse sentido, o Vítor Golas, e na eventualidade de venderem o Rui Patrício, tem tudo para se afirmar no próximo ano. É excelente guarda-redes e está pronto para ser titular.»

« Lázaro Oliveira, Portimonense:

João Mário: É um miúdo com muita qualidade. Tem capacidade técnica, é muito forte no passe e pode afirmar-se nos próximos tempos. Se continuar a ser integrado na equipa principal, ganhando maturidade e experiência, tem tudo para ser grande promessa.»

António Pereira, Atlético:

«João Mário: Gosto muito deste miúdo. É muito bom tecnicamente, muito forte no passe, tem grande mobilidade, não é um médio estático, envolve-se permanentemente no jogo e tem grande dinâmica. Pode ser o próximo a afirmar-se no Sporting.»

Vítor Paneira, Tondela:

«João Mário: Acho que tem tudo para ser a grande promessa do atual futebol do Sporting. É um jovem, mas nota-se que é um talento. Tem muita qualidade no meio-campo, sabe atacar e defender, tem tudo para em breve ser uma referência do clube e proporcionar uma grande venda.»

Miguel Leal, Penafiel:

«João Mário: É um miúdo que evidencia qualidades acima da média, nomeadamente na ocupação dos espaços e na leitura do jogo, às quais acrescenta grande qualidade técnica. Estes fatores são suficientes para considerar que pode tornar-se numa grande promessa.»