O Macclesfied Town, equipa da Conference League, o quinto escalão do futebol inglês, está a atravessar uma crise financeira e resolveu adotar uma medida de salvação pouco comum: vender uma vaga na equipa. Depois arrependeu-se, pelo que, mesmo que tenha de lado os 23 mil euros que eles pediam para jogar dez minutos num jogo oficial...já não vai a tempo.
A oferta foi colocada no site oficial do clube e ia mais longe do que a simples participação no jogo. Aos interessados era oferecido um equipamento principal, alternativo e de treinos; uma semana de treinos com a equipa principal e um lugar na foto do plantel. Para além dos tais dez minutos num jogo oficial, que tanto poderia ser do campeonato como da Taça de Inglaterra.
Mas havia exigências, também. Os interessados tinham de ser «homens em forma» entre os 18 e os 35 anos e nem precisavam ser adeptos do clube. Importante era mesmo depositar os 23 mil euros na conta, porque o clube tem uma dívida de cerca de 120 mil euros para saldar.
A ideia, que certamente pareceu brilhante ao autor, não deu em nada. O clube emitiu agora um outro comunicado no site oficial a cancelar a proposta. «Foi um erro de julgamento», admitem.
«Agora reconhecemos que esta situação criava a possibilidade de mudar a verdade desportiva e passava a fronteira da integridade e do respeito pelo jogo. Pedimos desculpa às autoridades desportivas e à organização do campeonato», lê-se no comunicado.
Na última época o Macclesfield Town terminou no 11º lugar da Conference League.