Ricardo Rocha já está na Bélgica e já treinou no Standard Liège, bicampeão belga pelo qual o internacional português assinou por uma temporada. O central ex-Sp. Braga e Benfica está «muito satisfeito» por se ter transferido para o clube orientado por Laszlo Boloni, ex-treinador do Sporting, depois de ter passado muito tempo sem jogar no Tottenham. E, esta manhã, Rocha ficou a saber que Boloni não tem memória curta.
«Foi uma decisão boa, porque vim para um grande clube, que ainda por cima luta pelo título, é campeão belga e está na Liga dos Campeões», começou por dizer Rocha, ao Maisfutebol. «Não estava a desesperar, porque na minha situação podia assinar mais tarde por qualquer clube, mas, com o fecho das inscrições, fica sempre mais complicado», acrescentou, sobre uma longa espera de um jogador desempregado. «Tive várias abordagens, mas nenhuma outra passou a algo concreto», disse.
«Não conheço muito do futebol belga, mas tenho tentado informar-me, sobretudo sobre o Standard e a cidade», afirmou Ricardo Rocha, revelando que só falou com Boloni «esta manhã», pouco antes de assinar contrato com o Standard. «Já tinha falado com Rolão Preto [ adjunto de Boloni], que me perguntou como estava e se estava disponível para o Standard», contou.
Na conversa com o novo treinador, Ricardo Rocha foi alertado para o facto de «o Standard ter sido campeão nos últimos dois anos e que as expectativas sobre o clube são altas».
No comunicado oficial do clube, o Standard refere que Boloni lembrava-se que o defesa português lhe tinha marcado golos, aquando da passagem do romeno pelo Sporting: «É verdade, ele referiu isso esta manhã, que se lembrava. Disse-me: ¿Tu marcaste-me sempre golos.¿ Eu respondi que sim, em Braga e Alvalade. Ele é uma excelente pessoa e com Rolão Preto foram os grandes impulsionadores da minha vinda.»
Provar que tem condições para jogar e um lance horrível
Ricardo Rocha não tem dúvidas, se estiver bem no campeão belga, relançará a carreira, colocada em stand-by devido à passagem pelo campeonato inglês. «Primeiro tenho de ambientar-me e recuperar os níveis físicos, depois lutar por um lugar e ajudar a equipa a ser campeã e fazer uma boa campanha na Champions», argumentou, para depois frisar: «Se me conseguir impor, vou relançar a carreira.»
O internacional português admitiu que foi ele próprio que preferiu assinar apenas por uma época. «Acredito que muitas pessoas pensam que não estou em boas condições físicas, mas quero provar a toda a gente e a mim próprio que tenho capacidade para jogar», declarou.
Ricardo Rocha chega ao futebol belga, e ao Standard, numa semana em que um lance entre o colega de equipa Alex Witsel e o polaco Wasilewski «arrepiou» a Europa inteira. O primeiro teve entrada duríssima sobre o jogador do Anderlecht e partiu-lhe a perna.
O defesa chegou agora a Liège, mas tem conhecimento do lance: «Foi horrível, foi pena ter acontecido, mas, às vezes, estas coisas sucedem no futebol. É uma lesão gravíssima que vai afastar o jogador do Anderlecht por muito tempo. Só nos resta desejar-lhe as melhoras.»