O Sporting terminou a fase de grupos da Youth League com um empate em Barcelona (1-1) garantido ao cair do pano com um golo de Rafael Leão. Era um jogo onde já não havia para para decidir. Os «leões» tinham o segundo lugar e o acesso ao play-off assegurado, os catalães partiam para este jogo com a primeira posição e o apuramento direto garantidos.

O Barcelona viu assim fugir no final da partida a hipótese de fazer o pleno na fase de grupos, depois de um jogo no Mini Estadi em que os «leões» fizeram alguma gestão. Rafael Leão, por exemplo, começou no banco, tendo entrado aos 58 minutos, quando o Barça já vencia.

A primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio, sem grandes oportunidades de golo, mas nem por isso um jogo fraco. Duas equipas a mostrar qualidade na posse de bola, brio em jogadas ao primeiro toque a mostrar processos sólidos em campo. Faltou mais afinco na aproximação às áreas. Destaque para um lance de Pedro Mendes aos 14 minutos: na área do Barcelona, pressionado por Tugarinov, viu o guarda-redes negar o 0-1.

Veja o relato ao minuto do jogo

No segundo tempo o Sporting teve aos 53 minutos a melhor oportunidade da partida, um remate de Elvis Baldé após um ressalto. Mas o guarda-redes Carevic defendeu.

O golo do Barcelona chegou pouco depois, aos 56m, com Edgar Fernandez a aproveitar um mau alívio da defesa dos «leões».

No banco do Sporting, Tiago Fernandes fez então várias alterações. Os «leões» cresceram à procura do golo e ele aconteceu mesmo em cima dos 90 minutos, criado por dois dos jogadores que tinham saído do banco. Uma combinação entre Nuno Moreira e Rafael Leão, com o segundo a finalizar para o seu quarto golo na fase de grupos. Deu até direito a um festejo «à Ronaldo».

O Sporting termina a fase de grupos com 9 pontos, contra 16 do Barcelona. Os «leões» venceram os dois jogos com a Juventus, empataram ambos com o Olympiakos e tinham perdido o primeiro com o Barcelona.

O Olympiakos-Juventus, entre as duas equipas já eliminadas, fecha a fase de grupos na tarde desta terça-feira, a partir das 16h.

O Sporting conhecerá o adversário no play-off através de sorteio, marcado para 11 de dezembro.