Jonah Lomu, antigo jogador de râguebi e uma das lendas da modalidade, está hospitalizado há uma semana por problemas renais e a evolução, para já, não tem sido positiva. «Está muito mal», escreve mesmo esta sexta-feira o diário neo-zelandês «Dominion Post».

Fontes próximas do antigo atleta, hoje com 36 anos, informaram o jornal que este se encontra «muito doente» e que o seu estado pode vir a sofrer complicações.

No final de 1995, foi diagnosticado a Lomu um síndroma nefrótico, uma séria desordem renal, que o obrigou a parar. Em 2003, foi obrigado a fazer diálise três vezes por semana por deterioração da situação. Mas o tratamento teve como efeitos secundários lesões severas nos nervos das pernas e dos pés, e chegou a ser ameaçado com o resto da vida numa cadeira de rodas se não se submetesse a um transplante de rim.

Em Julho de 2004, Lomu fez o transplante. Mais ou menos um ano depois anunciou que voltava a jogar. Depois de algumas lesões abandonou de vez em 2007.

O jogador detém a melhor marca de ensaios da história da Taça do Mundo, com um total de 15, e esteve presente na cerimónia de abertura da competição que ainda decorre no seu país.