Jonah Lomu, considerado um dos melhores jogadores de râguebi de todos os tempos, continua à espera de um rim compatível para um transplante renal, que lhe permita regressar à selecção neozelandesa: «Quero voltar aos All Blacks. Estou a 80/90 por cento das minhas faculdades, mas o principal problema é que me falha a sensibilidade nos pés. Não os sinto e, por isso, tenho dificuldades em equilibrar-me.»
O jogador, que esteve em Hong Kong para promover a inclusão do râguebi no programa olímpicos dos Jogos de Pequim-2008, confirmou que a intervenção cirúrgica já esteve prestes a realizar-se, mas que acabou por não ser feita por razões médicas específicas.
Entretanto, Lomu tem de submeter-se quase diariamente a sessões de hemodiálise: «Continuamos à procura de um rim compatível e esperamos encontrá-lo em breve.»
Em 1996 foi-lhe diagnosticada uma doença genética renal rara, que só pode ser debelada com um transplante. Caso contrário, Lomu poderá ficar paralisado e passar o resto dos seus dias em cadeira de rodas.