O piloto britânico Elfyn Evans, ao volante de um Toyota Yaris, é o primeiro líder do Rali da Suécia, segunda ronda do Campeonato do Mundo (WRC), depois de ter vencido a superespecial de abertura, esta quinta-feira.

Evans terminou os 5,16 quilómetros com o tempo de 3.21,6 minutos, batendo o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota Yaris) e o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) por 0,5 segundos.

Depois de ter sido segundo classificado na prova de abertura, em Monte Carlo, Evans terá a tarefa de abrir a estrada até ao final de sexta-feira, já que o vencedor dessa prova, o francês Sébastien Ogier, não participa na ronda sueca.

«Correu bem. Claro que é difícil descortinar os pontos de travagem durante a noite, mas até correu bem», confirmou o galês, que já venceu esta prova em 2020.

O francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) foi o quatro classificado, na frente do seu chefe de fila, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20), campeão mundial em título.

Neuville admitiu ter sido «demasiado cauteloso nas travagens», para além de ter tido «um problema com os intercomunicadores».

O Rali da Suécia é a segunda das 14 provas do calendário de 2025.