Sebastien Loeb (Citroën) venceu este domingo o rally da Irlanda e é o novo líder do mundial, a uma prova do fim. O piloto francês contabiliza, agora, mais seis pontos que o até então primeiro classificado, o finlandês Marcus Gronholm, obrigado a desistir na sequência de um despiste na sexta-feira.
O quarto título consecutivo está, assim, mais perto para Loeb, caso vença a derradeira etapa do campeonato, que terá lugar no País de Gales, entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro.
Apesar deste resultado, a marca francesa não conseguiu arrecadar o título de construtores, garantido já pela Ford, pela segunda vez seguida.
«O rally foi muito, muito difícil, mas conseguimos terminá-lo. Mais dez pontos nesta fase é muito importante e poderá mudar muita coisa. Foi muito bom vencer aqui, especialmente depois do Marcus [Gronholm] não somar qualquer ponto, após o acidente. Fiquei a depender apenas de mim. O terreno estava muito lamacento, mas o carro esteve muito bem. Não exagerei e conduzi sem riscos», comentou, no final, Sebastien Loeb.
Classificação pilotos:
1. Sebastien Loeb (FRA), Citroën 110 pontos
2. Marcus Gronholm (FIN), Ford 104
3. Mikko Hirvonen (FIN), Ford 89
4. Daniel Sordo (ESP), Citroën 61
5. Petter Solberg (NOR), Subaru 42