O FC Porto perdeu com o Rangers na Escócia (2-0) e caiu para o último lugar do Grupo G da Liga Europa. Foi a segunda derrota dos dragões em dois jogos realizados fora de portas na competição.

Young Boys e Rangers destacam-se no Grupo G com sete pontos, enquanto Feyenoord e FC Porto somam quatro. A equipa de Sérgio Conceição tem a pior diferença entre golos marcados e sofridos (3-6).

Face a este cenário, a pergunta impôs-se: o FC Porto merece o último lugar neste grupo? Os dados recolhidos pelo SofaScore para o Maisfutebol demonstram que, pelo menos na produção ofensiva, há um grande equilíbrio entre as quatro equipas.

Os dragões chegam a esta fase com 49 remates (14 à baliza), mais que os 46 (16) do Feyenoord, os 45 (13) do Rangers e os 43 (14) do Young Boys. O FC Porto criou no total 10 grandes oportunidades de golo em quatro golos, podendo queixar-se da eficácia. Marcou apenas por três vezes. O Young Boys teve igual número de ocasiões claras e marcou seis golos, enquanto o Rangers é tremendamente eficaz (seis grandes oportunidades, cinco golos) e o Feyenoord fica pouco atrás (cinco grandes oportunidades, três golos).

Embora Sérgio Conceição possa lamentar alguma falta de eficácia no ataque, o percurso do FC Porto na Liga Europa também é marcado pelo fraco desempenho defensivo, com seis golos sofridos, quatro deles nas duas derrotas por margens claras fora de casa (2-0 em Roterdão e 2-0 em Glasgow, na noite desta quinta-feira).