Num duelo de Vitória contra Vitória foi Raphinha a abrir a contagem e a acabar com história.

Um bis que valeu o triunfo vimaranense em Setúbal e o destacou ainda mais como melhor marcador da Liga entre jogadores fora dos três grandes. Naquela que já é a melhor época da sua ainda curta carreira Raphinha leva já oito golos em 13 jornadas e tem sido decisivo para os triunfos dos minhotos. Acima dele, só os goleadores de Benfica (Jonas, 15 golos), Sporting (Bas Dost, 10) e FC Porto (Aboubakar, 9; e, em igualdade, Marega, com 8).

O jovem avançado brasileiro, que foi o único a bisar nesta jornada, é o autor de quase metade dos golos do seu Vitória na Liga (47 por cento) e, considerando todas as competições, marca uma média de um golo a cada dois jogos: fez até ao momento 11 golos em 22 partidas.

Aos 21 anos, não admira pois que esta promessa que chegou à cidade Berço proveniente do Avaí em 2015/16 esteja na mira de vários clubes, como confirmou Deco, que o agencia, em entrevista ao Maisfutebol na última semana: «O Raphinha vai ser um jogador de alto nível (…) É natural que haja interesse de vários clubes. Tal como houve no verão, mas entendemos, juntamente com o Vitória, que não era o momento para ele sair. Achámos que tinha de ficar mais um ano, para evoluir e crescer. Neste momento, ele está nesse processo.»