O tradutor de Ivica Osim, seleccionador do Japão, desatou a chorar convulsivamente quando o técnico bósnio tentava dar um verdadeiro raspanete ao seu plantel, depois de um empate 1-1 com o Qatar na Taça das Nações Asiáticas. As palavras do treinador acabaram, assim, por demorar a chegar aos ouvidos dos destinatários, atingindo em cheio o homem que tinha por missão as traduzir para japonês.
Osim terá qualificado os seus jogadores como um «grupo excursionista» depois do embaraçoso empate com o Qatar no jogo inaugural de uma competição que o Japão venceu nas últimas duas edições.
Segundo Shunske Nakamura, a estrela da selecção nipónica, Osim ficou «louco» no balneário do Estádio My Dinh de Hanoi, depois do Qatar ter marcado o golo do empate a dois minutos do final da partida. «O treinador ficou louco e descarregou tudo no tradutor que só conseguia traduzir parte do que ele dizia», contou Nakamura. O tradutor terá, depois, recuperado o fôlego e acabou por traduzir as palavras do treinador.
Palavras que Nakamura considera despropositadas. «Se fosse boxe tínhamos ganhos aos pontos e se o resultado fosse 6-1 a nosso favor não teria surpreendido ninguém», comentou o médio que joga na Escócia com a camisola do Celtic.