O Egito garantiu, esta quarta-feira, a qualificação para os oitavos de final do Campeonato Africano das Nações de 2019, ao vencer a República Democrática do Congo, por 2-0, no fecho da segunda jornada do grupo A.

No Cairo, a equipa anfitriã da prova não podia ter tido melhor primeira parte, período no qual marcou os dois golos, que asseguraram os três pontos e o acesso à próxima fase.

Elmohamady abriu o marcador aos 25 minutos e Mohamed Salah, grande figura da equipa e campeão europeu de clubes pelo Liverpool, selou as contas do jogo aos 43 minutos, com o 2-0 final.

Na segunda parte, Ahmed Hassan, jogador emprestado pelo Sp. Braga ao Olympiakos na última época, entrou aos 55 minutos. Quem jogou nos egípcios foi também o médio Aly Ghazal, que representou o Feirense em 2018/2019. Do lado da RD Congo, que posou de forma original para a fotografia do onze inicial, o defesa do FC Porto, Chancel Mbemba, foi suplente não utilizado.

CAN 2019: calendário e resultados

O Egito junta-se à Nigéria no lote de apurados, ao passo que a RD Congo complica – e muito – as contas de um possível apuramento, dependente de terceiros. Para seguir, em frente, uma vitória na última jornada é obrigatória e, mesmo assim, pode não chegar para ser um dos quatro melhores terceiros classificados dos seis grupos.

Ao fim da segunda ronda do grupo A, o Egito lidera com seis pontos, o Uganda com quatro, Zimbabué um e a RD Congo zero.