Depois de um primeiro tempo que não deixou muito para contar e onde o argentino Higuaín desperdiçou as duas melhores ocasiões dos madrilenos (8 e 33 minutos), a segunda parte foi, em tudo diferente.

Começou melhor o Real Madrid, com Van der Vaart a desperdiçar aquela que era, até então, a ocasião mais flagrante de golo. O holandês falhou a emenda, de cabeça, após centro de Higuaín.

Aos 53 minutos, a verdadeira estória do encontro começou a ser escrita. David Barral, do Gijón, fugiu pela direita e fuzilou autenticamente Casillas abrindo o activo e despejando um balde de água fria no Santiago Bernabéu. O ambiente é que não teve tempo de congelar. No minuto seguinte, num lance irregular, o Real empatou. Livre de Cristiano Ronaldo, Juan Pablo não consegue segurar e Van der Vaart, depois de dominar a bola com os braços atira para o fundo da baliza. De nada valeram os protestos dos visitantes.

E, para completar a trilogia, passou novo minuto e surgiu mais um golo. Canto na direita, Cristiano Ronaldo cabeceia ao primeiro poste e Xabi Alonso, solto ao segundo, empurra para a baliza, fazendo o 2-1.

Até ao final, o Real Madrid ainda fez novo golo, por Higuaín, num bom lance individual. Os jogadores do Sporting Gijón queixam-se, também, deste lace, alegando que nasce de uma jogada em que Diego Castro foi derrubado na área do Real Madrid. O lance deixa algumas dúvidas.

Com este triunfo, o Real Madrid isola-se no comando da Liga espanhola, com mais três pontos que o Barcelona que só no domingo entra em campo, para enfrentar o Saragoça.

Veja o golo de Rafael Van der Vaart:

Confira a CLASSIFICAÇÃO da Liga espanhola

Calendário da 27ª jornada:

Sábado:

Xerez-Tenerife, 2-1

(Bermejo, 7m; Aythami, 15m)(Nino, 49m)

Deportivo-Valladolid

(Nauzet, 39m; Medunjanín, 90m)

At. Bilbao.Getafe, 2-2

(Orbáiz, 13m; Llorente, 81m)(Manu del Moral, 32m; Pedro Léon, 86m)

Real Madrid-Sp. Gijón, 3-1

(Van der Vaart, 55m; Xabi Alonso, 57 m; Higuaín, 68m) (Barral, 54m)

Domingo:

Málaga-Villarreal

Maiorca-At. Madrid

Osasuna-Racing

Valencia-Almería

Saragoça-Barcelona