O treino do Real Madrid desta quarta-feira ficou marcado por uma visita que há um ano pareceria impossível de imaginar: Manuel Preciado foi visitar José Mourinho. O antigo treinador do Sporting Gijón abraçou o português, trocou gargalhadas e acabou a manhã a tecer rasgados elogios.

«Agora podemos dizer que temos uma relação magnifica», disse Preciado ao site do Real Madrid. «É um grande treinador. Basta olhar para o palmáres. Mas quando se vê como ele trabalha, como treina e a motivação que imprime a cada minuto, percebe-se os resultados. É o número um.»

Recorde-se que em 2010, cerca de meio ano depois de ter chegado a Espanha, Mourinho e Preciado tiveram uma discussão feia. O então técnico do Gijón chegou a chamar o português de «canalha» e «mau companheiro», dizendo que por ele metia-o a ver o jogo no meio da claque «Ultra Boys».

Depois disso Mourinho teve uma receção muito difícil em Gijón, ele que viu o jogo da bancada, num jogo disputado por entre um ambiente terrível para o Real Madrid. O tempo passou e os dois treinadores acabaram por fazer as pazes. Hoje em dia, pelo que se percebe, são até muito amigos.

Preciado: «Mourinho ligou quando o meu pai morreu»

Manuel Preciado aproveitou o facto de estar desempregado para viajar até Madrid e perceber como trabalha o melhor do mundo. «Estou aqui para ver trabalhar o Real Madrid e para aproveitar este período de inatividade para aprender, melhorar e ver muita metodología de trabalho.»

O treinador foi até mais longe: «Que melhor sítio para aprender do que este?». Pelo meio elogiou a época merengue. «O Real Madrid está a um nível altíssimo. Neste momento tem dez pontos de vantagem sobre o Barelona, que é uma coisa quase estratosférica, e continua na Champions...»